As águas da Transposição do Rio São Francisco que deveriam estar chegando ao Rio Grande do Norte, estão sem bombeamento. O fato foi denunciado nesta segunda-feira (03), pelo Senador Potiguar Rogério Marinho em entrevista ao Programa Meio Dia RN.
Segundo Rogério Marinho, as bombas de recalque que levam as águas de uma bacia para outra, foram adquiridas pelo Governo Federal ainda em 2009/2011, e não tiveram a manutenção adequada ao longo dos anos, por essa razão as bombas usinadas começaram a apresentar defeitos.
O que se sabe é que o Governo Lula paralisou por completo o bombeamento das águas. Acredita-se que a medida se dá com o objetivo de realizar a manutenção dos equipamentos ou até mesmo de fazer reposição das bombas.
Ocorre que na atualidade a demanda de água no Estado é menor, até mesmo pelas chuvas que atingem as regiões mais secas como é o caso da Região do Apodi, Pau dos Ferros, Seridó, entre outras. Retomar o bombeamento das águas é considerada uma medida necessária para os próximos 30 (trinta) dias.
Cerca de 35 municípios são beneficiados diretamente com a transposição do Rio São Francisco.