antes-visualizacao-noticia

‘Lovezinho’ sai do ar após queixa de representantes de Nelly Furtado

Treyce — Foto: Divulgação

A Sony, editora que cuida dos direitos de Nelly Furtado e os outros autores estrangeiros da música “Say it right”, mandou tirar do ar a música “Lovezinho”. A faixa da cantora carioca Treyce usa um trecho da música da artista canadense.

José Diamantino, diretor jurídico da editora Sony no Brasil, confirmou ao g1 nesta quarta-feira (3) que as partes não chegaram a um acordo e, por isso, a música saiu de todas as plataformas oficiais da cantora Treyce em streaming, como no YouTube e no Spotify.

“Como sentimos que o tempo estava passando sem que houvesse uma conversa séria, as editoras da obra original fizerem o takedwon (derrubada) com o auxilia das plataformas”, disse Diamantino.
“Say it Right” foi composta por Nelly Furtado e os produtores norte-americanos Timbaland e Danja.

Editora é a empresa que cuida dos direitos autorais do artista. Quando ele registra uma música, escolhe uma editora para tratar destes direitos. A empresa passa a negociar o uso da obra em nome do artista, normalmente com a aprovação dele.

O g1 questionou se a retirada foi feita com o conhecimento de Nelly Furtado e os outros autores estrangeiros. José Diamantino respondeu: “Sim, tudo com aprovação do exterior”.

Entenda a sequência (de fatos) de ‘Lovezinho’:

  • Em julho 2022, o produtor carioca WK criou um arrocha com a melodia de “Say it right’, de Nelly Furtado, no refrão.
  • ‍Ele chamou Treyce para finalizar e gravar “Lovezinho”. Mas ela não estourou de cara.
  • No início de 2023, a faixa virou fenômeno, graças a um vídeo do dançarino Xurrasco.
  • Treyce e Xurrasco despontaram no carnaval (e ainda descobriram que estudaram no mesmo colégio de Bangu, no Rio, mas nunca tinham se falado).
  • Depois do carnaval, chegou a notificação da editora de Nelly Furtado aos brasileiros. Os músicos passaram a negociar uma divisão nos direitos autorais.
  • Dois meses depois, sem um acordo alcançado, a editora que cuida dos direitos autorais de “Say it right” mandou tira a música do ar.

“Say It right” foi lançada no álbum “Loose” (2006) uma virada de sucesso na carreira de Nelly Furtado. Ela se jogou no R&B e ritmos dançantes, com o batidão marcante de Timbaland. Neste disco estão as duas únicas músicas da carreira dela que foram nº 1 da “Billboard”: “Say it right” e “Promiscuous”.

Treyce tem 17 anos e já tinha feito sucesso no Rio com as músicas “Vai malvadin” e “Me chama de amor”. Elas também usam, sem crédito, outras melodias — de “Malvadão 3”, de Xamã, e “Nothin’ on you”, de Bruno Mars. O primeiro hit nacional veio com “Lovezinho”.

Fonte: g1

fim-visualizacao-noticia