A CPMI do 8 de Janeiro confirmou o deputado federal Arthur Maia (União-BA) como presidente da comissão, nesta quinta-feira (25). O senador Cid Gomes (PDT-CE) foi eleito vice-presidente.
Já a relatoria ficará a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), por designação do presidente da comissão.
O nome de Eliziane Gama foi criticado pela oposição. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) disse que ela não tem imparcialidade porque mantém amizade de longa data com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), maranhense como ela.
Por fim, prevaleceu o acordo que estava costurado pelo Governo Federal, e o Centrão e escolheu Eliziane.
O próximo passo é a relatora ler seu plano de trabalho e indicar quais serão as linhas de investigação a serem seguidas.
Existe expectativa de embates na comissão. Primeira pessoa a pedir a palavra, o senador Marcos do Val tomou uma bronca do presidente da reunião preparatória, senador Otto Alencar (PSD-BA). Ele estava interrompendo os demais integrantes da comissão. “Aqui não é delegacia de polícia. O senhor se comporte como senador”, afirmou Otto.
A comissão é formada por 16 senadores e 16 deputados federais titulares, com igual número de suplentes de cada Casa.
A definição dos nomes ocorreu durante a primeira reunião da comissão, que aconteceu na manhã desta quinta-feira no Senado Federal.