O ChatGPT, robô de conversação (chatbot) da OpenAI, virou nesta semana alvo de investigações da autoridade de comércio dos Estados Unidos, a Federal Trade Comission (FTC), revelou o jornal Washington Post.
O órgão americano está de olho se o serviço causou danos a consumidores e se a companhia realizou práticas “injustas ou enganosas” em termos de privacidade e segurança de dados. Segundo o documento, essas práticas podem ter causado “dano reputacional” às pessoas.
A FTC também solicitou à empresa que fornecesse registros relacionados a um incidente de segurança divulgado em março, quando uma falha em seus sistemas permitiu que alguns usuários vissem informações relacionadas a pagamentos, bem como alguns dados do histórico de bate-papo de outros usuários.
Ainda, a autoridade americana também investiga se as práticas de segurança de dados da OpenAI violam as leis de proteção ao consumidor dos Estados Unidos. A OpenAI disse em um post de blog que o número de usuários cujos dados foram revelados a outras pessoas foi “extremamente baixo”.
Nem a OpenAI nem a FTC responderam ao pedido de comentário realizado pelo Washington Post nesta quinta-feira, 13.
Fonte: Estadão