O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (3), da posse de Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na sede da Corte, em Brasília. A rápida cerimônia de posse teve início às 16h. Aproximadamente 350 pessoas participaram da solenidade no plenário do Supremo. Ao final, já na saída do STF, o presidente se dirigiu aos jornalistas e disse: “Tô feliz”.
Lula chegou ao Plenário do Supremo por volta das 15h50, acompanhado da primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja. O vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), também prestigiou o evento, ao lado da esposa, Lu Alckmin.
Zanin foi indicado pelo mandatário brasileiro para ocupar a vaga no Supremo após a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.
Ex-defensor de Lula na Lava Jato, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal em 21 de junho. O novo ministro assumirá um gabinete com 520 processos, integrará a Primeira Turma do STF e poderá participar de votações emblemáticas, como o marco temporal, o aborto e a descriminalização do porte de drogas.
Também prestigiaram a cerimônia os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Ainda estiveram no plenário da Corte presidentes de tribunais superiores e convidados pessoais do novo ministro.
Fonte: Metrópoles