antes-visualizacao-noticia

Caos na Salgado Filho: protesto de estudantes afeta trânsito em Natal

Agentes da STTU estão no local. Apenas duas faixas estão liberadas. Foto: STTU

Um protesto de estudantes na avenida Senador Salgado Filho, afetou o trânsito na via nesta sexta-feira (11). A manifestação que entre outras pautas, protesta contra bloqueios promovidos pelo governo do presidente Lula (PT) no orçamento da educação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o trânsito foi interrompido na faixa da direita, próximo ao Portugal Center, no sentido BR. Agentes da STTU estão no local. Apenas duas faixas estão liberadas.

A Secretaria sugeriu que os motoristas utilizem vias alternativas, como a rua São José, Prudente de Morais ou Romualdo Galvão, para evitar congestionamentos.

A organização do evento é de movimentos sociais ligados à educação, como a União Nacional dos Estudantes (UNE). Em publicação nas redes sociais, a União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Norte (UEE-RN) afirma que o ato terá duas pautas principais: o contingenciamento de verbas na educação; e a cobrança pela revogação do Novo Ensino Médio.

Sobre o contingenciamento de recursos, anunciado pelo Governo Federal no dia 21 de julho para cumprir a regra do Teto de Gastos, a UEE-RN afirma que, “como consequência, há impacto no orçamento das universidades públicas e instituições federais, comprometendo o pagamento de contas como água, luz, transporte e terceirizados”.

Criado no Governo Temer, em 2016, o Teto de Gastos deixará de vigorar apenas em 2024, quando começa a valer a nova regra conhecida como Arcabouço Fiscal.

Sobre o Ensino Médio, a entidade destaca que “agosto também marca a luta pela revogação da implementação do novo ensino médio, que precariza ainda mais o ensino público básico, sem levar em consideração a realidade da educação pública em nosso país”.

O Governo Lula afirma que uma nova proposta sobre o assunto será enviada ao Congresso até o fim do mês.

fim-visualizacao-noticia