antes-visualizacao-noticia

Iphan autoriza pintura para remover pichação do Forte dos Reis Magos

Planejamento da intervenção para o retorno da pintura da fortificação é necessário por se tratar de um bem tombado nacionalmente

O monumento amanheceu pichado na última quinta-feira (7) com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023. Foto: Reprodução

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) autorizou nesta terça-feira (12) a execução da pintura da fachada do Forte dos Reis Magos, pichada na madrugada de 7 de setembro. A permissão foi recebida pela Secretaria Extraordinária da Cultura e pela Direção-Geral da Fundação José Augusto (FJA).

“O órgão federal, que acompanhará a intervenção, aprovou a pintura integral na cor branca na fachada do Forte dos Reis Magos, por meio de uma reforma simplificada, orientando as recomendações técnicas para a execução do serviço, pela Fundação José Augusto, com os cuidados necessários à preservação dos elementos da arquitetura original da edificação”, diz nota divulgada pelo Governo do Estado.

A liberação ocorreu antes do prazo estabelecido. Nesta segunda-feira (11), em reunião com representantes do Governo do Estado, o Iphan havia pedido até sexta (15) para dar o aval.

A nota emitida pelo Governo do Estado diz que, nesta quarta-feira (13), a Secretária Extraordinária da Cultura e a Fundação José Augusto se reunirão com o setor de engenharia da FJA e com demais órgãos do Governo do Estado para dar celeridade à execução da obra de pintura do monumento. O planejamento da intervenção para o retorno da pintura da fortificação é necessário por se tratar de um bem tombado nacionalmente.

O monumento amanheceu pichado na última quinta-feira (7) com mensagens contra o Projeto de Lei Federal 2903/2023, que trata do marco temporal das terras indígenas. Um dos muros do Forte recebeu as seguintes frases: “Não ao PL/2903” e “Aqui é terra indígena”.

fim-visualizacao-noticia