antes-visualizacao-noticia

[VÍDEO] Natalenses que estão em Israel publicam vídeo para tranquilizar familiares e amigos: “Fomos pegos de surpresa”

Desembaque dos potiguares em Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, aconteceu na noite desta sexta-feira (6) - Foto: Reprodução/Instagram

O empresário Abdon Gosson e o padre Francisco Fernandes, que estão em viagem com um grupo de natalenses em Israel desde esta sexta-feira (6), publicaram um vídeo para tranquilizar familiares e amigos.

O desembaque dos potiguares em Tel Aviv, cidade na costa israelense do mar Mediterrâneo, aconteceu na noite desta sexta-feira (6), um dia antes do país sofrer um ataque terrorista promovido pelo grupo Hamas.

O empresário Gosson lamentou não poder dar continuidade à viagem, mas disse que o grupo continua tranquilo e seguro. A saída do grupo de Israel com destino ao Brasil está prevista para a quarta-feira (11).

O ataque

O ataque marcou uma infiltração sem precedentes de um número desconhecido de homens armados do Hamas em Israel a partir de Gaza, e uma das mais graves escaladas no conflito israelo-palestiniano em anos.

A mídia israelense relatou tiroteios entre bandos de combatentes palestinos e forças de segurança em cidades do sul de Israel. O chefe da polícia de Israel disse que houve “21 cenas ativas” no sul de Israel, indicando a extensão do ataque.

Em Gaza, as pessoas correram para comprar mantimentos, antecipando os dias de conflito que se avizinhavam. Alguns evacuaram suas casas e foram para abrigos.

O comandante militar do Hamas, Mohammad Deif, anunciou o início da operação numa transmissão nos meios de comunicação do Hamas, apelando aos palestinos de todo o mundo para que lutassem.

“Este é o dia da maior batalha para acabar com a última ocupação na Terra”, disse ele, acrescentando que 5.000 foguetes foram lançados.

O último grande conflito entre Israel e o Hamas foi uma guerra de 10 dias em 2021.

fim-visualizacao-noticia