O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, por telefone, com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na manhã desta segunda-feira (16/10). A conversa, entre outros assuntos, tratou das eleições que serão realizadas na Venezuela.
De acordo com a Presidência da República, a ligação durou em torno de 30 minutos, nos quais Lula teria também solicitado informações sobre o processo de negociação entre o governo e a oposição do país vizinho.
Durante a ligação, Lula e Maduro discutiram a retomada da exportação de energia elétrica da Venezuela para o Brasil, além da propostas para a retomada do pagamento da dívida bilateral da Venezuela com o Brasil.
Os dois ainda conversaram sobre as tratativas entre o governo venezuelano com os Estados Unidos para acabar com as sanções contra a Venezuela.
Também discutiram medidas para facilitar o comércio na fronteira entre Brasil e Venezuela. Nesse sentido, Maduro indicou que encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira.
Ambos concordaram em acelerar a negociação de um Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos. O instrumento representaria alternativa aos tradicionais acordos bilaterais de investimentos.
Fonte: Metrópoles