Quem passa pela Avenida 25 de Dezembro, na Zona Leste de Natal, já percebe as mudanças que estão ocorrendo no local. A Prefeitura do Natal está promovendo requalificação viária e urbanística desta e de outras vias da região como pontapé inicial da requalificação da orla da Praia do Meio.
Além da Av. 25 de Dezembro, os serviços abrangem as ruas Capitão Mor Gouveia, Padre Lemos, Túlio Fernandes, Feliciano Coelho e Mascarenha Homem. Com valor total do investimento de R$ 5.160.848,37, as obras começaram em outubro do ano passado e tem previsão de conclusão em julho.
“Os serviços incluem reforma das calçadas, embutimento da rede de telecomunicações, iluminação, arborização e recapeamento das vias, além de novos espaços para estacionamento”, apontou o diretor de Planejamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Newton Filho. Enquanto as equipes trabalham na região, o acesso à Av. 25 de Dezembro ficou interditado nos últimos três dias de janeiro. Algumas intervenções pontuais ainda são necessárias.
Outra intervenção prevista é a construção de espaços de lazer e prática esportiva de esportes de areia. A Praça do Pescador, nas imediações do extinto Hotel Reis Magos, também será repaginada com a previsão de um novo traçado, ciclovia e demais serviços.
Por fim, todas essas melhorias vão se estender pela Ladeira do Sol até o mirante localizado na avenida Getúlio Vargas, melhorando a iluminação do espaço. Esse projeto maior, porém, ainda segue em processo licitatório.
Ponta Negra e Redinha
Além da requalificação viária da Praia do Meio, a gestão municipal promove a execução de outros dois projetos na orla urbana. A primeira é o enrocamento e a engorda de Ponta Negra, que objetiva que a faixa de areia nas praias de Ponta Negra e Via Costeira seja alargada para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.
Já a reforma do Complexo Turístico da Redinha pretende transformar a praia da Zona Norte de Natal em um polo avançado de gastronomia, artesanato e economia criativa. O espaço terá restaurantes, mirante, píer e deck para embarcações, além de varanda panorâmica.
Fonte: Agora RN