Um paciente com cirrose hepática que está internado em um hospital da cidade de Passa e Fica, no Agreste Potiguar, aguarda há quase 1 mês para ser transferido para uma unidade de terapia intensiva (UTI) no Rio Grande do Norte. Nas últimas horas, a família intensificou os apelos para que o paciente consiga receber o tratamento adequado.
Sebastião Fernandes da Silva, de 46 anos, está internado no Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida, em Passa e Fica, desde o dia 26 de janeiro. Como a unidade não tem UTI, os médicos recomendam que o paciente seja levado para um hospital mais estruturado. Segundo o prefeito Flaviano Lisboa, desde o dia 30 de janeiro a equipe do hospital tenta transferir Sebastião para uma UTI, mas não tem tido sucesso.
Segundo familiares do paciente, Sebastião já foi regulado três vezes para o Hospital da Polícia Militar, em Natal, mas a transferência não foi efetivada.
“A gente não sabe mais o que fazer”, diz o prefeito. “Ele já foi regulado três vezes e, nas três vezes, foi negado. Esse vídeo é um pedido de ajuda porque não sabemos o que fazer. Eu, como gestor e amigo da família, fico triste e angustiado”, complementou o prefeito.
Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) não se manifestou até a última atualização desse texto.