Após uma disputa apertada, resolvida com apenas 308 votos de diferença, a chapa “Ufersa em primeiro lugar” saiu vitoriosa na consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
Mais de 6,7 mil pessoas participaram da eleição.
Com o resultado, anunciado 10 minutos após o término na votação nesta quinta-feira (4), os professores Rodrigo Codes (reitor) e Nildo Dias (vice-reitor) deverão administrar a Ufersa no quadriênio 2024-2028, começando a gestão a partir de 1º de setembro de 2024. Eles tiveram 37,14% dos votos válidos.
Apesar da consulta, que é uma espécie de eleição interna, a nomeação dos novos reitores cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode escolher qualquer um dos integrantes da lista tríplice (leia mais abaixo).
A tendência, contudo, é que os primeiros colocados sejam oficializados no cargo.
Em 2020, Rodrigo Codes também foi o mais votado na eleição interna, mas o então presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu a 3ª colocada, Ludimilla Oliveira, para o cargo.
“Estamos prontos para transformar a universidade com as ideias e propostas que hoje estão no nosso plano e proporcionar uma experiência acadêmica ainda mais enriquecedora para todos os envolvidos, valorizando a formação acadêmica de excelência, a pesquisa, extensão, a inclusão, a inovação, fortalecendo também a aproximação com a sociedade e o desenvolvimento socioeconômico da nossa região”, afirmou o Rodrigo Codes.
Veja o resultado final da eleição interna:
- Rodrigo Codes: 37,14%
- Ludimilla Oliveira: 33,01%
- Jean Berg: 29,84%
O professor Rodrigo Codes ficou em primeiro lugar entre os docentes e técnico-administrativos. Já entre os discentes a primeira colocação foi da professora Ludimilla Oliveira.