antes-visualizacao-noticia

Com estoque crítico, Hemonorte faz apelo por mais doações de sangue

Doações podem acontecer na sede do Hemonorte - Foto: Reprodução
Doações podem acontecer na sede do Hemonorte - Foto: Reprodução

O Hemonorte estava com apenas 250 bolsas de sangue nesta quinta-feira (4), de acordo com o último balanço divulgado. O número é muito abaixo do ideal, que gira em torno de 1 mil a 1,8 mil bolsas.

Diante do baixo estoque, o órgão faz um apelo por mais doações.

Diretora do órgão, Miriam Mafra explicou que, devido ao feriado prolongado de Páscoa, às férias de início de ano e também aos resfriados após o período do Carnaval, muitos doadores se ausentaram e o estoque teve redução considerável.

Os tipos sanguíneos que mais estão em falta são O- e O+.

O número de novos doadores tem aumentado, mas as doações são isoladas, e não recorrentes.

Para manter a regularidade do processo de doação, o homem poderá fazer até quatro retiradas de sangue durante um período de um ano. Já as mulheres, no mesmo período, podem ser feitas até três retiradas.

Quem pode doar?

Para doar, é preciso estar saudável, não estar fazendo nenhum tratamento hematológico, não ter tido hepatite após 10 anos e não estar fazendo uso no momento de alguma medicação como antibiótico ou corticoide.

Além disso, é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar no mínimo 50 kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h, estar bem alimentado e hidratado e apresentar um documento oficial com foto.

Onde fazer a doação

Sede do Hemonorte: Avenida Alexandrino de Alecar, 1800, Tirol, Natal/RN
Horário: Segunda a sábado, das 7h às 18h

fim-visualizacao-noticia