antes-visualizacao-noticia

Vídeo mostra ladrão dando ‘mata-leão’ e agredindo Silvia Poppovic para roubar anel em bairro de nobre de SP

A apresentadora Silvia Poppovic, vítima de assalto na capital paulista. — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Câmeras de segurança registraram o momento em que o ladrão deu um golpe de “mata-leão” em Silvia Poppovic, assaltada no final da tarde de domingo (14) em Higienópolis, bairro nobre da região central de São Paulo . O vídeo também mostra a apresentadora sendo derrubada e agredida pelo bandido, que roubou um anel.

Pelas imagens, é possível ver Silvia, vestida de branco, caminhando sozinha pela calçada da Rua Rio de Janeiro às 17h40. Na sequência, o homem, ainda não identificado, chega correndo por trás dela, dá o golpe, a derruba no chão, e tenta pegar o anel. Quando consegue, sai correndo pelo mesmo caminho de onde veio, e Silvia corre para o lado oposto.

Outra câmera, da Rua Maranhão, registrou o momento em que a apresentadora está correndo segurando um objeto, que parece ser uma bolsa vermelha.

A Polícia Civil analisa essas imagens do circuito de segurança dos imóveis da região para tentar identificar e prender o criminoso, que fugiu. Até a última atualização desta reportagem o anel da apresentadora também não havia sido recuperado.

O caso foi registrado nesta segunda-feira (15) pela apresentadora como “roubo a transeunte” no 3º Distrito Policial (DP), Campos Elíseos. Mas a investigação será feita pelo 4º DP, Consolação.

Foi a própria apresentadora quem revelou o caso ao postar mensagens e gravar vídeos em suas redes sociais comentando o assalto e ataque que sofreu quando caminhava sozinha no bairro. Ela disse que voltava de um almoço na casa de um amigo, que mora a 50 metros de sua residência.

“De repente, esse bandido me pegou, me deu uma chave de braço, me estrangulou. Estou com o pescoço todo dolorido, cabeça, ombros doloridos. Me deu chute nas pernas, derrubou no chão. Com uma mão, ficava me estrangulando; com outra mão, que ele tinha solta, começou a puxar o anel”, contou Silvia na sua página no Instagram.

‘Rasgou meu dedo’, diz Silvia

Imagem mostra Silvia sendo seguida por assaltante — Foto: Reprodução

Imagem mostra Silvia sendo seguida por assaltante — Foto: Reprodução

A apresentadora, que procurou uma delegacia no dia seguinte, contou aos policiais que “entrou em luta corporal” com o assaltante, que tentava roubar as joias que estavam em seus braços e mãos. Mas ele só conseguiu arrancar um anel que ela usava. Ela passou as características físicas do assaltante para tentar ajudar a investigação a localizá-lo.

Silvia ainda disse à polícia que se machucou nas mãos e joelhos. Os agentes a orientaram a fazer exame de corpo de delito.

Criminoso deu 'mata-leão' em apresentadora, que caiu — Foto: Reprodução

Criminoso deu ‘mata-leão’ em apresentadora, que caiu — Foto: Reprodução

A apresentadora contou na delegacia e para seus fãs nas redes sociais que o criminoso só fugiu quando um carro passou.

“Começaram a sangrar as duas mãos, ele ficou desesperado também. Ele resolveu fugir já levando um anel meu, que foi difícil de sair da mão porque ele estava com muita violência, então rasgou meu dedo”, disse a apresentadora no Instagram.

‘Destruída e vulnerável’, diz apresentadora

Bandido fugiu levando anel de Silvia — Foto: Reprodução

Bandido fugiu levando anel de Silvia — Foto: Reprodução

Nos vídeos que gravou para tratar do caso, Silvia falou que, além da violência física, sofreu uma “violência de alma”, e que saiu “completamente destruída e vulnerável” da situação.

Ela também criticou a segurança pública na capital.

A apresentadora Silvia Poppovic — Foto: Reprodução/Facebook

A apresentadora Silvia Poppovic — Foto: Reprodução/Facebook

“Não consigo me conformar que São Paulo está ficando cada vez pior. Não faz parte da minha vida aceitar que a gente não pode sair a pé, na calçada da rua da gente, que a gente não possa sair a pé na casa de um amigo. Não dá mais. Que vida é essa?”, indagou a apresentadora.

“Se eu, que moro num bairro rico, não tenho nenhuma proteção policial, uma ronda policial, imagino como está na periferia. Temos que pôr um basta. Acho que a sociedade tem que se organizar e realmente começar a exigir uma segurança pública de qualidade, que nos garanta ir e vir sem ser derrubada, estrangulada no meio da rua”, continuou Silvia.

Apesar da violência, Silvia Popovic afirmou que não pensa em deixar a cidade ou o país.

“O único caminho que a gente pode ter é o de exigir providências de uma política de segurança pública que fiscalize mais. Não quero entrar nesse grupo que fala ‘Vou ter que mudar de país, vou ter que sair daqui’. Não é possível. A gente não vai abrir mão do nosso país, da nossa cidade”.

Silvia tem 69 anos e já trabalhou em emissoras de TV como a Globo, Record, SBT, Gazeta, Band e Cultura.

O que diz a SSP

Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o 4º DP investiga o caso para tentar identificar e prender o criminoso.

“O caso está sob investigação no 4° Distrito Policial (Consolação), área dos fatos. A vítima, de 69 anos, compareceu na delegacia e contou que na tarde do último domingo (14) caminhava nas proximidades de sua residência, quando foi surpreendida por um assaltante. O criminoso a atacou e tentou roubar as suas jóias, mas ela reagiu e entrou em luta corporal com o suspeito, que fugiu levando apenas um dos seus anéis. Devido a alguns ferimentos, a autoridade policial solicitou exames junto ao Instituto Médico Legal (IML). O caso foi registrado como roubo no 3° DP (Campos Elíseos)”, informa nota da pasta da Segurança. A polícia orienta não reagir a assaltos.

“O reforço do policiamento ostensivo na área da 1ª seccional, responsável pela região do caso citado, resultou em queda de 28,4% nos roubos e 18,4% nos furtos no primeiro bimestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Além disso, 1.274 infratores foram presos e apreendidos e 36 armas de fogo foram retiradas de circulação”, comunicou a SSP sobre a segurança na região onde Silvia foi assaltada.

Fonte: g1

fim-visualizacao-noticia