Array
(
    [0] => inicio-noticias
    [1] => coluna-inicio-noticias-rudimar-ramon
)

Rudimar Ramon

Nilda, primeira mulher eleita na história de Parnamirim

A diplomação da Professora Nilda Cruz na tarde de ontem (20) representou um símbolo muito forte na política de Parnamirim e do próprio estado do RN. Nilda enfrentou uma campanha muito difícil e derrotou um grupo muito forte do outro lado. Nilda tem uma história de superação em sua vida, sendo mulher negra e de origem muito humilde, tendo sido empregada doméstica e chegado ao posto de professora, para agora se tornar a primeira mulher eleita na história de Parnamirim. Não é pouca coisa. E, quando perguntada numa recente entrevista se se sente preparada para os desafios que virão, respondeu assim: "Para quem subestimava minha capacidade, e para quem ainda subestima mesmo após a nossa vitória, quero dizer que todos os dias eu levanto a cabeça e sigo em frente, e continuo sendo a protagonista da minha história, que estou pronta e que vai dar certo" concluiu.

DESCONFORTO: Membros do Solidariedade discordam de Luiz Eduardo

Movimentações do deputado estadual, Luiz Eduardo, têm desagrado membros do seu próprio partido, o Solidariedade, pois vai de encontro à indicação para a Secretaria de Turismo na gestão de Paulinho Feire que se inicia em janeiro. A executiva do partido designou o deputado Luiz Eduardo para indicar o secretário, a deputada Cristiane Dantas indicará o secretário adjunto, e os demais cargos seriam indicações dos principais suplentes, como também, e obviamente, do próprio prefeito Paulinho Freire.

De acordo com informações, Luiz Eduardo tem falado aos quatro cantos que a indicação de tudo seria só dele e não do partido, como se fosse dono dos votos em Natal. O que gerou revolta no partido, inclusive nos vereadores eleitos.

Suplentes, vereadores e Membros das executivas estadual e municipal do Solidariedade estão se articulando para fazer um apelo para que Kelps seja o indicado para assumir a secretaria, o que para Paulinho inclusive seria uma ótima solução, um grande nome para a gestão, especialmente por sua formação e mestrado em gestão pública, além do sucesso obtido quando foi secretário de trânsito de Natal.

Array
(
    [0] => entre-noticias
    [1] => coluna-entre-noticias-rudimar-ramon
)

Grupos de oposição se unem para disputar as eleições de 2024 em Bom Jesus

Os pré-candidatos Chagas Nascimento (PT), e Dr. Jasso (PP), prefeito e vice-prefeito respectivamente, consolidaram a união da oposição no município de Bom Jesus em convenção partidária composta pelos partidos: PT, PC do B, PV, MDB, e PP. O evento realizado na Quadra do Alice, reuniu centenas de populares, vereadores, pré-candidatos e lideranças políticas da região.

Os dois líderes oposicionistas concordaram com as articulações políticas que visavam a união dos grupos políticos, resultando em uma candidatura unificada.

Haroldo de Jango é confirmado candidato na disputa eleitoral pela Prefeitura de Afonso Bezerra em convenção do União Brasil, PL e PDT

No último sábado (03), Haroldo de Jango e Thiago Castelo tiveram seus nomes homologados na disputa eleitoral de 2024, prefeito e vice-prefeito respectivamente), pela Prefeitura de Afonso Bezerra. A convenção dos partidos União Brasil, PL e PDT, realizada na Escola Estadual José Avelino, contou com a mensagem gravada do deputado estadual Tomba Farias, Hermano Moraes e Coronel Azevedo. Esteve presente no ato o deputado federal Benes Leocádio. Haroldo disputará as eleições deste ano representando o bloco Oposicionista à atual administração.

Array
(
    [0] => entre-noticias
    [1] => coluna-entre-noticias-rudimar-ramon
)

SAÍDA DE JEAN PAUL PRATES DA PETROBRAS: Não é somente Jean que perde um emprego.

Com a demissão de Jean Paul Prates a representatividade do RN no Governo Federal deixa de existir e com isso a força política do Estado não deverá ter mais o mesmo vigor.

Foto: Reprodução/Assessoria Petrobras

A demissão de Jean Paul Prates da Petrobras confirmada pelo Palácio do Planalto na última terça-feira (14), tem singificativa influência na perca de representatividade Potiguar no Governo Lula (PT). Mesmo Prates com naturalidade carioca, enquanto senador pelo Rio Grande do Norte, e político notadamente a serviço do povo Potiguar, Jean em diversas ocasiões intercedeu junto ao Governo os pleitos defendidos pela bancada do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. De acordo com informações de pessoas mais próxima à Jean, sua atuação não se limitava em apresentar somente sugestões para melhorar o diálogo entre o Governo do Estado e o Governo Federal. Jean agia nos bastidores como verdadeiro articulador das demandas Potiguares.

Ainda de acordo com os "mais próximos" sua atuação à frente da Pretrobras resultou em gestos e olhares mais sensíveis para as problemáticas que envolvem o setor do petróleo no Rio Grande do Norte e questões de outras pastas do Governo. O que a partir de agora, tal representatividade deixa de existir e com isso a força política do RN no Governo Federal não deverá ter mais o mesmo vigor.

Foto: Reprodução/Assessoria Petrobras

Há, por outro lado, críticos ferrenhos do agora demitido Jean Paul Prates que o acusam de não apenas desobedecer as diretrizes do Presidente Lula, como também, de se desviar das espectativas do Governo Federal e das espectativas dos aliados Potiguares que desejavam ver na figura de Jean Paul um defensor do Rio Grande do Norte mais ferrenho em seguimentos onde o estado enfrenta maiores adversidades, como por exemplo: segurança pública, saúde e desenvolvimento regional. Ocorre, que essa possível frustração termina com a exoneração que nas palavras do próprio Jean, "não crer que haja chance de reconsideração". Ou seja, Jean Paul não perdeu somente o emprego. Mas, o Rio Grande do Norte perde um espaço representativo de peso no Governo Federal. É uma baixa significativa para os Potiguares independente de posição política partidária, ou da dicotomia de Direita X Esquerda. Trata-se de uma perda do ponto de vista de espaços estratégicos para defesa dos interesses do RN.

Em ato político, Renato Marinho se filia ao PSDB de Nísia Floresta

Na última sexta-feira (08) o pré-candidato a Prefeito de Nísia Floresta, Renato Marinho, assinou a ficha de filiação ao PSDB.

O evento foi prestigiado por grande número de pessoas, com a presença do atual Prefeito, Daniel Marinho e sua vice-prefeita Marize Leite, do Presidente do PSDB no município, Ricardo Marinho, do Presidente da Câmara Municipal vereador Marcelo Mesquita, da pré-candidata a vice-Prefeita Valéria Mesquita, dos vereadores Raniere Barros, Luiz Henrique, Professor Jorge Januário, Poliana Dias, Nêgo de Batista, Josivan Trindade, Adriano Cobrador, além de ex-vereadores e lideranças locais.

Array
(
    [0] => entre-noticias
    [1] => coluna-entre-noticias-rudimar-ramon
)

Câmara de Tangará pauta pedido de impeachment contra prefeito Airton Bezerra para esta terça-feira (5)

Prefeito de Tangará, Airton Bezerra - Foto: Reprodução
Prefeito de Tangará, Airton Bezerra - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Tangará, cidade do Agreste Potiguar, pautou para esta terça-feira (5) a apreciação de dois pedidos de impeachment contra o prefeito Dr. Airton Bezerra. Os pedidos estavam em análise pelo setor jurídico da Câmara e agora serão apreciados pelo plenário da Casa Legislativa.

O que a Câmara vai votar nesta terça-feira é a admissibilidade do pedido de impeachment. Ou seja, os vereadores vão decidir se os pedidos seguem tramitando ou não. A possível cassação do prefeito só será votada posteriormente, caso a admissibilidade seja aceita.

Os pedidos de impeachment encontram fundamentação na análise de dois fatos. No primeiro, o possível cometimento de improbidade administrativa e possível crime de responsabilidade pelo fato de o prefeito receber três rendimentos: o de militar, o de médico e o de prefeito, ultrapassando o teto constitucional.

No outro pedido, a Câmara de Tangará apreciará a ausência do prefeito por mais de 15 dias da cidade e consequentemente da administração municipal. Segundo a denúncia, o prefeito teria terceirizado a responsabilidade da administração do município para a secretária de Administração, Finanças e Tributação, Elane Bezerra, que é filha dele.

Atualmente, o prefeito Dr. Airton conta com maioria na Câmara, no entanto, há vereadores da base que já afirmam que votarão a favor da admissibilidade do impeachment, o que criou uma expectativa popular de que o prefeito poderá perder o cargo.

A sessão da Câmara Municipal deve acontecer por volta das 18h desta terça-feira (5) e já conta com a confirmação de presença de todos os vereadores.

Município de Pedro Velho reduz limite prudencial de 62% para 49%, após reorganização financeira

O município de Pedro Velho, no Agreste Potiguar registrou uma marca na redução de gastos com pessoal. Em 2021 o município registrava um limite prudencial de 62%. Estimativa que ultrapassava 54%, limite máximo permitido pela Lei 101/2000 - LRF, Lei de Responsabilidade Fiscal. Em 2022, na gestão interina de Edna Lemos (PSB), o município reduziu cerca 13% de despesas com pessoal, registando uma marca de 49%, de maneira que os recursos do município foram redistribuídos com a finalidade de realização de investimentos de maior porte, como é o caso da pavimentação asfáltica em todo o centro da cidade, pavimentação em paralelepípedo de diversas ruas e também a entrega de duas novas Unidades Básicas de Saúde. Serviços essenciais, e investimentos que não vistos pela população antes da reorganização administrativa e financeira.

“Fizemos esforços no intuito de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal, buscando manter o equilíbrio das contas públicas, e já enviamos à Câmara Municipal a Lei que possibilitará a realização de concurso público, o que demonstra a nossa preocupação em reorganizar os investimentos com pessoal, priorizando o servidor efetivo de carreira e transformando a realidade administrativa do município.” Afirma Edna Lemos, Prefeita de Pedro Velho.

Array
(
    [0] => entre-noticias
    [1] => coluna-entre-noticias-rudimar-ramon
)
Array
(
    [0] => final-noticias
    [1] => coluna-fim-noticias-rudimar-ramon
)