Na noite da última quarta-feira, após a derrota por 1 a 0 para o Iguatu, o América caiu para a quinta colocaçâo do grupo A3 da série D. A queda na tabela também ocorreu devido a vitória do Atlético/CE, diante do Santa Cruz de Natal. A vitória do Souza/PB, sexto colocado, contra o Maracanã, foi outro resultado ruim, tendo em vista que o Dinossauro acabou ficando a apenas um ponto do América.
A situação despertou revolta entre os torcedores nas redes sociais, principalmente contra a SAF. No X, antigo Twitter, Igor Silva comentou: “a SAF nos fez cair da C e não estão nem aí pra gente. Demoraram uma eternidade para contratar e os caras nem prontos estão.” O torcedor Breno Ribeiro lembrou das promessas da SAF: “Chegaram dizendo que iam gastar milhões e não estão tirando nada do bolso. Me acostumei com o mecão na primeira divisão e na Série B, não do jeito que tá.”
Restam seis jogos para o final da fase de grupos da série D. Em quatro deles, o América joga em casa, na Arena das Dunas. O primeiro desafio será no próximo domingo, contra o Treze/PB, líder do grupo. Na sequência, o alvirrubro enfrenta o Souza, também como time mandante.
Para evitar o vexame de ser eliminado ainda na fase de grupos da série D, o técnico Marquinhos Santos espera o retorno do craque do time, Souza, desfalque na partida passada, e o lateral Norberto, muitas vezes utilizado como meia. Também aguarda a recuperação dos atacantes Rafinha e Gustavo Ramos, além da disponibilidade do atacante Ricardo Bueno, que chegou em Natal lesionado. Outro nome anunciado e ainda não relacionado é o do atacante Luidy, que veio do Operário. Próximo de acerto, o também atacante, Thiaguinho, só terá condição de atuar após a abertura da janela internacional, em 10 de julho.
Com a proximidade do fim da fase de grupos, o curto período para a regularização, recondicionamento e entrosamento dos novos nomes, acende mais ainda o sinal de alerta entre a torcida. O time não tem outra escolha: é vencer ou vencer.