A pedagoga e militante Camila Barbosa desistiu de disputar a Prefeitura do Natal pelo Psol nas eleições deste ano. Em entrevista coletiva na sede do partido nesta quarta-feira (31), ela anunciou que agora vai concorrer a uma vaga na Câmara Municipal.
Com a desistência de Camila Barbosa, fica aberto o caminho para que o Psol oficialize o apoio à candidatura a prefeita de Natália Bonavides (PT), algo que já vinha sendo discutido internamente.
No último dia 20, a convenção do Psol que iria oficializar a candidatura de Camila Barbosa foi suspensa por ordem do diretório nacional do partido. O comando da sigla determinou que a decisão sobre candidatura própria ou apoio a Natália Bonavides fosse submetida a uma consulta ampla junto aos filiados. Essa decisão atendeu a um pedido do presidente estadual do partido, Sandro Pimentel.
Na coletiva desta quarta-feira, Camila Barbosa voltou a chamar a decisão de “intervenção”. Ela disse que, junto com a decisão de fazer a consulta ampla, houve a inclusão de 100 novos filiados ao Psol em um único dia, o que seria uma manobra para fraudar o resultado final. Ela reclamou, ainda, da falta de seu nome nas cédulas de consulta para candidatura própria e também pela falta de debates antes das votações.
A militante também questionou o fato de filiados do Psol que têm cargos comissionados no Governo do Estado serem autorizados a votar na consulta ampla. Ela disse que “afinal de contas, tem um interesse material e objetivo envolvido no possível apoio do partido à candidatura do Partido dos Trabalhadores”.
“Eu estou, a partir de agora, pré-candidata a vereadora pelo Psol, porque eu acredito na fundação do partido, no projeto político popular que a gente defende em tantos anos, mas que infelizmente agora foi interrompido, porque pela primeira vez na história do Psol em Natal, desde que nós fomos fundados, nós não vamos lançar candidatura à prefeitura em função de um golpe grave”, finaliza.