A primeira fase da Série C se aproxima do final, e o ABC, representante do RN na competição, ainda corre riscos de rebaixamento para a quarta divisão, série que o rival, América, vem tendo dificuldades para sair.
Após o empate em 0 a 0 contra o lanterna, São José/RS, no último sábado, o alerta foi ligado de vez para os abecedistas. Restam três jogos para o encerramento da primeira fase. O ABC terá apenas um deles em casa, o último, contra o Aparecidense/GO. Na próxima segunda, encara o Sampaio Correia/MA e depois o Caxias/RS, em terra inimiga.
Atualmente, o ABC ocupa a 13° colocação, com 18 pontos. Para se livrar do rebaixamento, necessita de uma vitória e um empate. Assim, chega aos 22 pontos, numeração tida como mágica para evitar a queda. Com uma vitória, também é possível escapar, porém, o alvinegro potiguar não dependeria apenas dele.
Um ponto favorável para o ABC, é que os três próximos dversários também ocupam a parte baixa da tabela. Portanto, serão decisões com valor simbólico de 6 pontos, cada.