antes-visualizacao-noticia

PT começa a transferir fundo eleitoral; candidatos em capitais devem receber nesta quinta (22)

Governadora Fátima Bezerra e presidente Lula durante evento da pré-campanha de 2022 em Natal - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Governadora Fátima Bezerra e presidente Lula durante evento da pré-campanha de 2022 em Natal - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O PT definiu o calendário de repasse de recursos do partido e começará a distribuir o fundo eleitoral a partir desta quarta-feira (21). O cronograma vai priorizar a distribuição dos recursos para candidatos a prefeitos nas capitais, apostas do partido para recuperar espaço depois de não eleger nenhum mandatário em capitais em 2020. O valor é de R$ 619,9 milhões.

Em Natal, o partido tem a candidatura de Natália Bonavides à Prefeitura, com Milklei Leite (PV) de vice. Há ainda candidaturas em cidades importantes como São Gonçalo do Amarante, onde o prefeito Eraldo Paiva é candidato à reeleição. Na Grande Natal, o partido apresentou nomes também em Parnamirim (Professor Eron) e Nísia Floresta (Dr. Edivaldo).

A resolução petista estabelece que 30% dos recursos sejam direcionados para candidaturas de mulheres. Os candidatos negros deverão ficar com uma quantidade de recursos equivalente ao percentual de candidatos negros diante ao total de postulantes.

O partido proibiu a transferência para postulantes de outras siglas, mas autorizou que a verba seja usada com candidatos a vice petistas. Com isso, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ajudar na candidatura de Guilherme Boulos (Psol) para a prefeitura de São Paulo, que tem na sua chapa Marta Suplicy (PT). A cidade é uma das prioridades do partido e de Lula.

Pelo calendário, nesta quarta-feira o partido fará o pagamento aos diretórios estaduais. Nesta quinta (21), será a data de pagamento para os candidatos a prefeitos de capitais. No dia 23 de agosto, o partido fará o pagamento para candidatos a prefeitos de cidades acima de 100 mil eleitores, ou seja, onde haverá segundo turno.

Três dias depois, 26 de agosto, é a vez dos candidatos a prefeitos de cidades entre 100 mil e 200 mil eleitores receberem a verba (como São Gonçalo e Parnamirim), e no dia seguinte, o dinheiro será repassado para os candidatos a vereadores. Os Diretórios Estaduais ficarão responsáveis pela transferência do dinheiro para esses locais.

Outros repasses

Por fim, candidatos a vereador em cidades acima de 200 mil habitantes receberão os recursos do fundo no dia 28 de agosto e os candidatos a vereador de cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes no dia 29 de agosto.

Fonte: O Globo

fim-visualizacao-noticia