Entra em funcionamento a partir desta quinta-feira (26), em todo o Estado, uma Central de Atendimento que será disponibilizada para a população e para estabelecimentos empresariais, a fim de esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico sobre o novo coronavírus. A Central também receberá doações que colaborem no combate à pandemia.
Para contatar a Central “Disque RN Coronavírus”, basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.
O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.
Outra finalidade da central é prestar atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa, estão mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, psicólogos voluntários farão atendimento.
Central recebe doações
De acordo com o Governo do Estado, o terceiro propósito da central é organizar uma grande unidade para acolher doações que possam ajudar a combater a pandemia. Podem ser doados desde gêneros alimentícios, vestimentas até material de limpeza e higiene pessoal. Serão prestadas orientações quanto aos pontos de recolhimento desses itens e quanto sua distribuição para a população mais necessitada e entidades envolvidas com esse público.
Duas mil unidades de batas de tecido, por exemplo, foram doadas nesta quarta-feira (25) pelo Grupo Guararapes para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), sendo a primeira doação recebida pela central. As peças serão distribuídas para as unidades hospitalares que estão recebendo suspeitos de contaminação pelo coronavírus (sars-cov-2) e são destinadas para uso de pacientes. O material está armazenado na Unicat (Unidade de Agentes Terapêuticos) para posterior distribuição.
Serviços
- Orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus
Horário de atendimento: 7h às 23h
Coordenação: Larissa Araújo (Sesap) e Ângela Ferreira (UFRN) - Acolhimento psicológico
Horário de atendimento: 8h às 23h
Coordenação: Ana Eloá (Sesap) - Rede de doações voluntárias
Horário de atendimento: 8h às 23h
Coordenação: Joseane Bezerra (Sethas)