O candidato do partido Avante à Prefeitura do Natal, Rafael Motta, assumiu compromissos em diversas áreas durante entrevista à 98 FM no último dia 16 de setembro. A sabatina foi conduzida pelos comunicadores Felinto Filho, Georgia Nery e Tiago Rebolo dentro do programa “Repórter 98”.
A exemplo do debate promovido no dia 2 de setembro, a entrevista teve participação de representantes dos conselhos regionais de Engenharia e Agronomia (Crea) e de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que fizeram perguntas para a candidata.
CLIQUE AQUI e assista à entrevista na íntegra.
Abaixo, o PORTAL DA 98 FM lista as principais metas apresentadas pelo candidato para setores como saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura urbana, habitação, desenvolvimento urbano e meio ambiente. Veja os pontos de destaque da entrevista:
Transferência da Prefeitura para a Zona Norte
- O candidato propõe transferir a sede da Prefeitura do Natal do Palácio Felipe Camarão, na Cidade Alta, para a Zona Norte. Segundo ele, não é uma mudança simbólica, mas uma transferência literal. O objetivo, ele diz, é promover investimentos na Zona Norte de Natal.
- O novo prédio ficaria localizado na Área de Lazer do Panatis.
- Para ele, o Palácio Felipe Camarão pode se tornar um museu, casa de cultura ou ter outras utilizações, mantendo o valor histórico do prédio.
- Ele argumenta que, com o novo Plano Diretor, a Zona Norte deve receber investimentos imobiliários e comerciais, e a prefeitura deve acompanhar esse crescimento.
- A ideia é construir uma sede própria, usando tecnologias modernas e econômicas, como pré-moldados. A medida pode representar economia, já que a ideia é tirar secretarias de prédios alugados, concentrando as repartições na Zona Norte.
- Ele ressalta que investidores e representantes de outras cidades terão que visitar a Zona Norte, ajudando a mudar a percepção e valorizar essa parte da cidade.
Transporte público
- Implementação de um cartão que permitirá transporte ilimitado em qualquer linha por uma mensalidade fixa. Oferece opções de passagens individuais ou pacotes com desconto para aqueles que não utilizam o transporte com frequência.
- Facilitar o acesso ao transporte público e aumentar a quantidade de usuários. Humanizar o acesso ao transporte em Natal.
- Abertura de concorrência para licitação do transporte público, promovendo serviços de melhor qualidade a preços justos. Necessidade de um novo desenho das linhas de ônibus, abrangendo mais bairros e evitando sobreposições de linhas.
- Algumas áreas, como Guarapes e Nordelândia, estão desassistidas em termos de transporte. Várias linhas não voltaram após a pandemia, afetando a cobertura do serviço.
- Introdução de ônibus elétricos para substituir os motores a combustão, começando com pelo menos uma linha.
- Melhorar a experiência do usuário no transporte público, promovendo mais conforto, economia e praticidade.
Novos modais de transporte e subsídio
- Proposta de implementar um modal hidroviário para facilitar o transporte entre a Zona Norte e outras áreas da cidade, utilizando o Rio Potengi.
- Reconhecimento de que a inclusão do modal hidroviário pode aumentar o custo do transporte.
- Importância de um estudo detalhado sobre a situação atual do transporte público para determinar tarifas justas. Consideração de um subsídio para manter tarifas acessíveis, semelhante a modelos de subsídio existentes em outras cidades.
- Apoio à ampliação do subsídio, desde que não comprometa serviços essenciais da prefeitura, como saúde. Planejamento de um grupo de estudos para avaliar a viabilidade e implementação de subsídios para o transporte público após a posse.
- Necessidade de maior transparência no sistema de transporte público atual para fundamentar as decisões. Compromisso em estudar a realidade do transporte em Natal para desenvolver um plano eficaz.
Déficit de engenheiros e demais profissionais especializados
- Candidato expressa conhecimento sobre a queda no número de engenheiros e arquitetos na prefeitura, de 150 para 26.
- Valorização do papel do Crea na defesa da categoria e na segurança dos empreendimentos. Ele ressalta que a carência de profissionais qualificados causa lentidão em alguns serviços.
- Ressalta que profissionais da prefeitura estão há mais de uma década com defasagem salarial. Muitos fazem serviços com carros próprios e acumulam funções que deveriam ser realizadas por mais pessoas.
- Enfatizou importância de ter engenheiros e técnicos qualificados em suas respectivas áreas. Reconhecimento da necessidade de atualização salarial, com um impacto previsto de apenas 0,8% na folha de pagamento.
- Proposta de realizar um novo concurso para trazer profissionais novos e empenhados.
- Compromisso em adotar tecnologias para melhorar a fiscalização e a gestão, como licenças eletrônicas. Defende processos mais ágeis por meio de um aplicativo chamado “Facilita Natal”. O aplicativo permitirá a emissão de licenças e facilitará o contato com a prefeitura.
- Contratação de novos profissionais e atualização salarial não devem ser vistos apenas como custos, mas como investimentos que trazem retorno imediato em eficiência. Proposta de priorizar investimentos em pessoal e tecnologia em vez de aumentar impostos.
Mudanças climáticas
- Destaca que problemas como queimadas e má qualidade do ar afetam a cidade. Necessidade de conscientização sobre a importância do meio ambiente.
- Proposta de reduzir a temperatura média da cidade em 0,25 grau em quatro anos. Arborização da cidade como uma das principais estratégias.
- Preservação e criação de áreas verdes integradas ao cotidiano dos cidadãos. Ideia de transformar lagoas de captação em parques que absorvam águas pluviais, a exemplo do que acontece em Nova York (EUA).
- Importância de ensinar a preservação do meio ambiente às crianças e jovens. Promoção de espaços que estimulem o convívio com a natureza.
- Necessidade de investir em saneamento básico (esgotamento sanitário, coleta de lixo e fornecimento de água).
- Investimentos em saneamento como forma de reduzir custos futuros com saúde pública.
Paridade de gênero no secretariado
- O candidato defende a paridade de gênero na gestão municipal, com um compromisso de 50% de mulheres nos cargos de secretários.
- O candidato admite que não tem controle sobre as direções do partido e que é um filiado recente. Ele destaca que, embora tenha tentado incluir uma mulher em sua chapa, a escolha final do candidato a vice-prefeito priorizou a inclusão de uma pessoa com deficiência.
- O candidato afirma que, apesar das dificuldades, ele fala apenas sobre o que pode cumprir. A experiência anterior com uma equipe predominantemente feminina como deputado federal reforça sua posição.
- O candidato enfatiza que o compromisso de 50% de paridade de gênero será cumprido, garantindo que haverá currículos adequados para as posições. Ele reitera a importância de falar com transparência e compromisso, diferenciando entre justificativas para a situação atual e promessas para a futura gestão.
- O candidato menciona sua experiência legislativa, incluindo leis voltadas para a proteção das mulheres e a luta contra a violência doméstica, como um reflexo de sua preocupação com a presença feminina na política.
Políticas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
- O vice na chapa tem deficiência física e foi presidente da Associação dos Deficientes do Rio Grande do Norte, o que agrega experiência e conhecimento sobre os desafios enfrentados por esse grupo. Ele tem atuado como um guia e conselheiro para o candidato em relação às políticas de acessibilidade.
- A curto prazo, o candidato pretende tornar os prédios públicos acessíveis, garantindo que o poder público seja um exemplo de inclusão e esteja preparado para atender pessoas com deficiência.
- Ele propõe que, de início, o transporte público tenha ônibus acessíveis em todas as linhas, garantindo que pessoas com deficiência tenham o direito de se locomover pela cidade. Embora 100% da frota acessível seja um desafio, ele prevê uma transição, com ao menos um ou dois ônibus acessíveis em cada linha.
- O candidato destaca seu histórico como deputado federal, onde já implementou medidas para promover a inclusão de pessoas com deficiência no setor público, como a contratação de pessoas com síndrome de Down na Câmara dos Deputados.
- Ele menciona a premiação de Débora Seabra, uma professora com síndrome de Down, no Prêmio Darcy Ribeiro, como exemplo de incentivo à inclusão de pessoas com deficiência no cenário educacional e social.
Alagamentos
- Captação de águas pluviais: Candidato destaca importância de implementar sistemas eficazes de captação. Defende finalização das obras do túnel de macrodrenagem na Zona Sul e na Avenida Jerônimo Câmara.
- Identificação de pontos inundáveis: Uso de tecnologia para mapear áreas problemáticas.
- Defende, ainda, criação de novos parques e lagoas, com desenvolvimento de espaços que ajudem na captação de água. Também fala sobre bombeamento de água, transferindo água para locais adequados.
- Financiamentos internacionais: Propõe busca de recursos de bancos internacionais para viabilizar obras.
Situação financeira do Município de Natal
- Nota vermelha: Situação de Natal no cadastro junto ao Tesouro Nacional indica insegurança de investimento e dificuldade em obter financiamentos.
- Segundo o candidato, Natal tem a pior nota no Tesouro Nacional na região Nordeste. Outras capitais nordestinas como Recife (PE) e João Pessoa (PB) têm notas melhores.
- Organização fiscal e financeira: Candidato defende implementar um programa para equilibrar as finanças do município e aumentar a capacidade de pagamento para atrair investidores e financiamentos.
- Sustentabilidade das obras: Projeto é garantir que as obras realizadas se paguem com os recursos obtidos.
Déficit de vagas em creches
- Candidato propõe parcerias público-privadas (PPPs) para solucionar déficit a curto prazo. A ideia é contratar vagas em escolas privadas.
- O objetivo é atender 1.208 crianças fora da creche.
- Candidato enfatiza que crianças na mesma rua podem ter acesso a diferentes oportunidades. Cita o caso de irmãos com diferentes acessos à educação.
- Ele se compromete a enfrentar o problema no primeiro dia de mandato.
Hospital veterinário
- O hospital da Prefeitura que está em funcionamento é resultado de um chamamento público para um espaço já existente, com prazo de funcionamento determinado em 12 meses. O candidato propõe um hospital veterinário permanente, construído em sede própria, não temporário.
- A unidade terá, segundo ele, atendimento 24 horas e fará cirurgias eletivas e de emergência.
- Ele reconhece animais como membros da família e enfatiza necessidade de cuidados veterinários em qualquer momento.