O Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, abriu mais sete leitos de enfermaria nesta quarta-feira (2). Os novos leitos se somam a outros três entregues no mês passado, totalizando 10 novas acomodações para pacientes.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), a abertura dos leitos é mais um passo na expansão total da unidade, que foi iniciada no ano passado, com a abertura de 20 leitos para a assistência ortopédica, e seguiu-se ao longo de 2024, quando em julho passado, por exemplo, foram abertos outros 16 leitos de enfermaria.
Com o incremento deste mês de outubro, o Deoclécio Marques atingiu a marca de 150 leitos disponíveis para a população, entre enfermarias e UTIs. Em agosto, o hospital completou 20 anos de funcionamento.
Atualmente, são cerca de 750 profissionais de saúde efetivos atuando no hospital, que recentemente conseguiu ampliar sua capacidade de cirurgias ortopédicas mensais de 100 para 480 procedimentos, com o apoio de mais uma sala de cirurgia, além de incremento de equipamentos e contratação de pessoal.
De acordo com o Governo do Estado, a recente reforma no hospital custou R$ 2 milhões, incluindo a construção de leitos de enfermaria, sala de cirurgia – totalizando quatro salas com funcionamento 24 horas -, melhorias na UTI do trauma, tomografia, climatização das enfermarias e novo raio-X. Os recursos também foram aplicados para aumento da central de esterilização, ampliação e ambiência da porta do pronto-socorro adulto e sala vermelha de urgência.