antes-visualizacao-noticia

Eleição acaba 17h, mas quem estiver na fila tem direito de votar após o horário

Eleitores vão às urnas em outubro deste ano para escolher novos prefeitos e vereadores - Foto: Antonio Augusto / TSE
Foto: Antonio Augusto / TSE

eleição municipal de 2024 termina às 17h pelo horário de Brasília. O eleitor que já estiver na fila pode votar mesmo depois dessa hora.

O pleito começou às 8h em todo o país. Esta é a primeira eleição municipal em que o horário é unificado em todo país, seguindo o fuso de Brasília.

Isso significa que regiões em outros fusos começaram a votação em horas diferentes da maior parte do país, mas simultaneamente. Essas localidades também vão fechar as seções eleitorais ao mesmo tempo que as cidades que seguem o horário de Brasília, mas em horas locais diferentes

No Acre e nos 11 municípios amazonenses que seguem o Horário Padrão do Acre, a votação termina às 15h (horário local).

No restante do Amazonas, em Roraima, no Pará, em Rondônia, em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, a votação se encerra às 16h (horário local).

A garantia de voto para quem está na fila vale para o país todo, independentemente do fuso horário adotado.

Mais de 155 milhões de eleitores estavam aptos para participar da escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 cidades do país.

A apuração dos votos será iniciada assim que os dados começarem a chegar à Justiça Eleitoral, após o fechamento das seções eleitorais, às 17h.

Neste ano, 103 municípios – incluindo as 26 capitais – poderão ter segundo turno na disputa pelas prefeituras locais. Todas essas cidades atingiram a marca de 200.000 eleitores registrados.

Fonte: CNN

fim-visualizacao-noticia