O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, anunciou nesta quarta-feira (01) que o governo brasileiro está tomando todas as providências para trazer de volta os brasileiros que ainda estão no exterior sem conseguir retornar ao país.
Desde o início do fechamento das fronteiras e dos cancelamentos de voos, o governo identificou quase 16 mil brasileiros no exterior e desses 10 mil já retornaram, mas ainda há 5,8 mil fora.
Ernesto Araújo garantiu que todos serão repatriados. O ministro agradeceu a colaboração das companhias aéreas e destacou, também, o fretamento de voos pelo Governo.
Nessa quarta (31), 150 brasileiros voltaram do Equador. Hoje (01) 150 chegaram de Lima, no Peru.
Em Portugal, o ministro informou que 6 mil brasileiros já voltaram, mas o governo sabe que ainda existem outros 1.500 aguardando as providências. Segundo ele, nos próximos três dias serão enviados voos para trazê-los.
Também destacou a presença de 50 brasileiros na Colômbia e mais de 300 brasileiros na África do Sul, além de outros países. Para esses casos, a saída poderá ser o fretamento de voos charters.