antes-visualizacao-noticia

Moraes autoriza Bolsonaro a ir a velório de mãe de Valdemar, mas ex-presidente diz que não vai chegar a tempo

Ex-presidente Jair Bolsonaro e presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto - Foto: Reprodução
Ex-presidente Jair Bolsonaro e presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto - Foto: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu a um pedido da defesa e autorizou nesta terça-feira (3) o ex-presidente Jair Bolsonaro a ter contato com Valdemar Costa Neto durante o velório da mãe do dirigente do PL.

Alvos de investigação sobre suposta tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro e Valdemar estão impedidos de manter contatos por ordem de Alexandre de Moraes.

Na decisão que libera – de forma excepcional e provisoriamente – o contato entre os dois, o ministro do STF destaca que a defesa de Bolsonaro afirma que o ex-presidente se compromete a não ter, com Valdemar, conversas sobre investigações em curso.

O velório e o sepultamento da mãe de Valdemar Costa Neto vão acontecer em Mogi das Cruzes (SP) nesta terça. “Em face da excepcionalidade do pedido e da afirmação da defesa (“comprometendo-se o peticionário a não manter quaisquer conversas sobre as investigações em curso”), autorizo Jair Bolsonaro a manter contato com o investigado Valdemar Costa Neto”, diz Moraes.

No despacho, Alexandre de Moraes lembra ainda que não há restrições ao deslocamento do ex-presidente no território nacional. Bolsonaro só não pode sair do país, tendo em vista que seu passaporte foi apreendido pela Polícia Federal.

Ex-presidente não vai chegar a tempo

A assessoria de Bolsonaro informou que, apesar da decisão, o ex-presidente não conseguirá chegar a tempo para o velório e sepultamento.

Leila Caran Costa faleceu nesta terça-feira (3) em Mogi das Cruzes (SP), aos 99 anos de idade. O velório acontece desde as 10h, na Câmara Municipal do município, considerado berço político do presidente do PL. O enterro ocorrerá à tarde.

Bolsonaro pediu autorização a Moraes para ele próprio comparecer ao enterro da mãe de Valdemar. Por volta das 14h, o ministro do STF autorizou o ex-presidente a ir e a manter contato com o cacique do PL durante o sepultamento.

Apesar da autorização, Bolsonaro avisou que não conseguirá chegar a tempo do enterro, que acontecerá às 16h. A assessoria de Bolsonaro informou ainda que ele deve pedir permissão ao STF para comparecer à missa de 7º dia da mãe de Valdemar.

fim-visualizacao-noticia