
Um estudante da rede pública do Rio Grande do Norte que tem uma doença rara conquistou uma vaga no curso de da Ciência da Computação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Lucas Gabriel, de 21 anos, tem o diagnóstico de mucopolissacaridose e conquistou a vaga após fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com atendimento educacional especializado por meio das classes hospitalares e domiciliares da rede estadual de ensino.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer (Seec), Lucas Gabriel é um dos 1.228 estudantes do Rio Grande do Norte que receberam a assistência especial em 2024.
O estudante Lucas é matriculado na Escola Estadual Abel Coelho, em Mossoró, e atendido pela classe sediada Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR). Aos 21 anos, o estudante supera mais um desafio, depois de vencer o prognóstico de uma expectativa de vida de apenas 8 anos após o diagnóstico.
“A inclusão é um princípio fundamental da educação pública. Nossos estudantes precisam saber que a escola está com eles, independentemente das dificuldades. O atendimento educacional domiciliar e hospitalar é uma garantia de que esses alunos continuarão aprendendo, sonhando e conquistando oportunidades”, destaca a secretária Socorro Batista.

Assistência especial
A classe hospitalar é um serviço educacional oferecido a estudantes que, por motivos de saúde, precisam permanecer internados por longos períodos. Esse atendimento é regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e, no RN, pela Seec, e segue as Diretrizes da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O objetivo é minimizar os impactos da hospitalização na aprendizagem e garantir que os alunos não fiquem defasados em relação ao currículo escolar.
A Seec mantém as classes hospitalares e domiciliares em instituições de saúde e residências, em cidades como Natal, Mossoró e Caicó, garantindo que o aprendizado não seja interrompido por adversidades médicas. Para isso, conta com o trabalho de 26 professores, distribuídos da seguinte forma: 21 atuam na 1ª Diretoria Regional de Educação (Direc), três na 10ª Direc e dois na 12ª Direc.
“Lucas representa o desejo e a luta pelo direito à educação, demonstrando que aprender dentro do ambiente hospitalar não é apenas uma possibilidade, mas uma realidade que transforma vidas. Seu percurso é um motivo de orgulho e reforça a certeza de que a educação abre caminhos e proporciona novas conquistas”, pontua Hamaúse Silva, professora da rede estadual que ensina em classe hospitalar em Mossoró e acompanhou a jornada de aprendizagem de Lucas.