Santa Cruz de Natal vence o América por 2 a 1 e sai em vantagem nas semifinais do Estadual

O alvirrubro precisará vencer na partida de volta, na Arena das Dunas. Fotos: Gabriel Leite

O Santa Cruz de Natal largou na frente na disputa por uma vaga na final do Campeonato Potiguar 2025. Na tarde deste domingo (9), o Tricolor venceu o América por 2 a 1 no Estádio Nazarenão, em Goianinha, no jogo de ida das semifinais. O resultado deixa o time mandante em vantagem para a partida de volta, na Arena das Dunas.

Primeira etapa: Santa superior

Jogando em casa, o Santa iniciou melhor e dominou as ações ofensivas no primeiro tempo. Com uma boa articulação no meio-campo e velocidade pelo lado direito, o time explorou principalmente as subidas do lateral Einstein. A boa atuação deu resultado: aos 12 minutos, após bela trama entre Peu e Einstein, veio o cruzamento que Diego Costa recebeu e finalizou com precisão para abrir o placar.

Em desvantagem, o América tentou reagir apostando na bola aérea, mas encontrou dificuldades para superar a defesa adversária. O meia Souza, principal referência técnica do time, pouco produziu e o Alvirrubro não conseguiu criar grandes chances na primeira etapa.

Segunda etapa: breve alívio e frustração alvirrubra

No segundo tempo, o técnico Moacir Júnior promoveu as entradas de Ítalo e Ebert, buscando mais mobilidade no ataque. No entanto, o América continuou errando tecnicamente e viu o Santa Cruz seguir perigoso. Aos 10 minutos, Diego Silva quase ampliou em um voleio.

O Tricolor seguiu melhor, com participações do meia Felipinho. Ainda assim, em meio as dificuldades, o América conseguiu o empate. Davi Gabriel cruzou da esquerda e encontrou Souza, que subiu bem para escorar de cabeça e deixar tudo igual no Nazarenão.

O alívio alvirrubro, no entanto, durou pouco. Logo após o gol, Matheus Bambu arrancou pela esquerda e cruzou na medida para Peu, que apareceu livre na área para marcar o segundo do Santa Cruz.

Com a nova desvantagem no placar, o América se mostrou abalado e não conseguiu pressionar o Santa Cruz nos minutos finais. Nos acréscimos, a equipe de Moacir Júnior até ensaiou uma pressão, mas sem efetividade.

Com o resultado, o Santa Cruz pode jogar pelo empate no duelo da volta para garantir a classificação à final do Campeonato Potiguar 2025. O América, por sua vez, precisará vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal ou por um gol para levar a decisão para os pênaltis. O jogo decisivo está marcado para o próximo domingo (15), na Arena das Dunas.