Brasil e Portugal fecham acordo para nova linha marítima, com ligação entre os portos de Natal e Setúbal

Brasil e Portugal terão linha comercial marítima, com ligação entre Natal e Setúbal - Foto: Governo do RN / Reprodução
Brasil e Portugal terão linha comercial marítima, com ligação entre Natal e Setúbal - Foto: Governo do RN / Reprodução

Os portos de Natal, no Rio Grande do Norte, e de Setúbal, em Portugal, fecharam um acordo nesta semana que prevê a criação de uma nova rota comercial marítima. A previsão é que o trajeto comece a ser feito pelas embarcações ainda neste primeiro semestre de 2025.

Atualmente, os produtos que saem de Natal para a Europa seguem direto para o Porto de Roterdã, na Holanda, para, então, ser distribuídos aos países compradores. Com esse acordo, o desembarque será feito em Portugal, para a efetiva entrega aos importadores.

Em entrevista ao jornal Público, de Portugal, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca, disse que a expectativa é de redução de pelo menos dois dias no trajeto das mercadorias. Com o trajeto mais curto, o frete poderá ser reduzido também.

O acordo foi fechado na última terça-feira (11) em Portugal com a presença de diretores da Companhia Docas do RN (Codern), que gerencia o Porto de Natal, e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS). O vice-governador do RN, Walter Alves (MDB), estava presente.

Com o acordo, serão feitos investimentos em infraestrutura, troca de informações estratégicas, visitas técnicas e o desenvolvimento de iniciativas nas áreas de logística, marketing, meio ambiente, operação portuária, inovação tecnológica e gestão portuária.

A futura rota comercial poderá ser usada pela China. Os navios que vierem do país asiático e pararem no Porto de Setúbal poderão ser carregados em direção a Natal e, no retorno, trazerem produtos brasileiros.

Exportações

A Europa é hoje o principal mercado importador de frutas potiguares, e a nova rota comercial marítima é mais uma opção para a chegada das mercadorias potiguares na Europa, e a importação de mercadorias da Europa para o RN, ampliando a capacidade logística do Estado e fortalecimento da economia.

Em 2024, as exportações de frutas pelo Porto de Natal registraram um aumento de 107%. De acordo com a Codern, ao todo foram exportadas 135.302 toneladas de frutas no ano passado. “Com essa nova parceria, esperamos uma expansão ainda maior no comércio exterior do estado”, afirma o secretário de Agricultura do RN, Guilherme Saldanha.