
Uma médica de Boa Vista, capital de Roraima, é investigada pela Polícia Civil por homicídio culposo após a morte da defensora pública Geana Aline de Souza, de 39 anos. A Polícia Civil apura se a médica Mayra Suzanne Garcia Valladão foi negligente ou se houve imperícia ou imprudência no procedimento feito na vítima.
O Ministério Público de Roraima (MPRR) também abriu um procedimento para apurar a causa da morte. O Conselho Regional de Medicina (CRM-RR) abriu sindicância.
A mulher passou pelo procedimento de tentativa de para inserir o DIU no dia 18 de março com a médica Mayra, mas não chegou a colocar o dispositivo. Não há informação sobre o motivo de o procedimento ter sido interrompido. Depois de ser liberada, sentiu febre e teve dores em casa. Ela morreu por infecção generalizada sete dias após a consulta com a médica.
Na última sexta-feira (28), a Polícia Civil fez uma inspeção no consultório da médica com o objetivo de verificar as condições de biossegurança dos equipamentos utilizados no procedimento em Geana. A ação ocorreu com o apoio da Vigilância Sanitária Estadual e Municipal. O caso é investigado no 1º Distrito Policial.
A defensora teve uma infecção grave no colo do útero. Essa infecção se espalhou pelo corpo e evoluiu para uma infecção generalizada, que levou à falência de órgãos, como os rins e o fígado. Geana chegou a ser atendida num hospital particular em Boa Vista, mas deu entrada em estado gravíssimo e não resistiu.
No dia da morte de Geana, Mayra divulgou uma nota no Instagram onde classificou o ocorrido como uma “fatalidade”. Disse ainda que a morte não teeve relação com os atendimento médico e afirmou que “prestou toda a assistência necessária, conforme será devidamente comprovado no momento oportuno”.
Quem é a médica
Mayra Valladão afirma ser pós graduada em ginecologia e obstetrícia, mas não há nenhuma especialidade registrada no cadastro dela disponível no site do CRM-RR. Além disso, não há informação se ela possui Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em ginecologia.
O RQE é obrigatório para médicos que desejam se apresentar oficialmente como especialistas em determinada área e precisam ter concluído residência ou ter passado em prova específica da sociedade médica da área na qual deseja atuar.
Fonte: g1