[VÍDEO] Vereador propõe ‘vaquinha’ para realizar manutenção em lagoas de captação em Natal: ‘Cada um dá R$ 1 mil’

Vereador Tárcio de Eudiane (União) em pronunciamento na Câmara de Natal nesta terça-feira (1º) - Foto: Francisco de Assis / CMN
Vereador Tárcio de Eudiane (União) em pronunciamento na Câmara de Natal nesta terça-feira (1º) - Foto: Francisco de Assis / CMN

O vereador Tárcio de Eudiane (União) fez um apelo à Prefeitura do Natal nesta terça-feira (1º) para que realize a manutenção de lagoas de captação antes da chegada das chuvas. Ele cobrou providências especialmente em lagoas na Zona Norte da cidade.

Em pronunciamento na Câmara Municipal citando diretamente a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, o parlamentar destacou a necessidade de ações preventivas para evitar alagamentos e sugeriu até uma vaquinha entre os 29 vereadores para arcar com os custos do serviço caso não haja licitação aberta.

“Não vamos só olhar para a lagoa de captação quando não está chovendo não. Tem que olhar agora, porque é agora que tem que fazer a manutenção, porque está seca a lagoa”, afirmou Tárcio.

O vereador citou ainda a situação da lagoa do Santarém, que estaria cheia de areia, e ressaltou a necessidade de maquinário adequado para aprofundar a estrutura e evitar transbordamentos.

“Se a Prefeitura de Natal não contratar caçamba, retroescavadeira, para afundar aquela lagoa, quando der duas horas de chuva, enche mais uma vez. Vai encher de novo”, alertou, mencionando também outras lagoas como as dos bairros Nossa Senhora da Apresentação, Panatis e José Sarney.

Diante do problema, Tárcio de Eudiane propôs que os próprios vereadores se mobilizem para garantir a manutenção. “Se não tiver licitação, vamos fazer. Cada um dá R$ 1 mil. A gente aluga caçamba, aluga trator e vamos cavar a lagoa de captação. Vamos fazer uma ‘rachadinha’ aqui para os vereadores. Não vamos esperar para chegar o inverno e dizer: ‘ah, chuva’. Fazer vídeos lamentando porque está cheio. Tem que limpar agora quando tiver lagoa seca”, declarou.