antes-visualizacao-noticia

Coronavírus: Recife limita clientes em mercados e quer controle de filas em bancos e lotéricas

Prefeito do Recife, Geraldo Julio, determina restrições de acesso a supermercados da capital pernambucana — Foto: Reprodução/Facebook

A partir da terça-feira (14), supermercados do Recife devem limitar o estacionamento e a entrada de pessoas e agências bancárias e lotéricas devem regular as filas nas áreas interna e externa. O anúncio foi feito nesta segunda (13), pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), como parte das medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus na capital pernambucana.

De acordo com o prefeito, os supermercados e grandes lojas devem limitar pela metade a capacidade de entrada de pessoas. “Só um terço dos estacionamentos [desses locais] deve ser utilizado. Os outros dois terços devem ser fechados”, informou Geraldo Julio. Os estabelecimentos devem ser notificados pelo Procon nesta segunda (13).

O gestor informou, ainda, que os estabelecimentos só devem permitir a entrada de uma pessoa por veículo. “Cada carro que entrar no estacionamento só deve ter uma pessoa dentro e só deve ser permitido o acesso à loja de uma pessoa por família”, disse. As lojas também devem disponibilizar álcool em gel na entrada e nos caixas.

Para bancos e casas lotéricas, a determinação é de controle das filas dentro e fora dos estabelecimentos. “Eles devem garantir a distância entre as pessoas e a maior velocidade possível para que se evitem aglomerações”, afirmou.

A fiscalização deve ser intensificada e multas e suspensões do alvará de funcionamento estão entre as sanções que devem ser aplicadas caso os estabelecimentos da capital pernambucana descumpram as orientações dadas nesta segunda (13).

Isolamento

Em seu pronunciamento, Geraldo Julio defendeu o isolamento social e afirmou que, das 600 mil pessoas que passaram a cumprir o isolamento social, 120 mil deixaram suas casas. “É muito importante que as pessoas fiquem em casa neste momento”, afirmou. Os números são obtidos a partir do rastreamento de celulares.

Fonte: G1

fim-visualizacao-noticia