antes-visualizacao-noticia

Médico morto em queda de avião no Ceará, pegou coronavírus atuando contra covid

Foto: Arquivo Pessoal

O médico Pedro José Ferreira de Meneses, 53, que morreu ontem na queda do avião que o levava para tratamento Teresina, estava na linha de frente da covid-19 no município de Sobral. Ele era clínico-geral e estava internado em estado grave no município cearense, mas pediu para ser levado para próximo da família. A aeronave caiu ontem à noite instantes após decolar no município de São Benedito, na região da Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará.

Além de Meneses estavam no bimotor PT-RMN, de propriedade da empresa Táxi Aéreo Top Line, de Teresina, o piloto Paulo César Magalhães Costa, 62, o médico Carlo Victor Sousa Rodrigues, e a enfermeira Samara Aline Félix, 35. A equipe tinha ido a Sobral buscar Meneses, médico conhecido e querido em Sobral, que estava internado no Hospital da Unimed. A escolha pela transferência ocorreu porque familiares dele moram em Teresina, sua terra-natal.

Ele atuava no novo Hospital Regional de Sobral, referência para tratamento da covid-19 na cidade, e na Santa Casa. Nos atendimentos que prestava, se infectou e acabou sendo internado dois dias antes com sintomas mais graves da doença. Meneses estava consciente, com auxílio respiratório, mas não estava intubado. Pessoas mais próximas relatam que ele estava apreensivo e temeroso com a situação. Em Teresina, a previsão é que ele fosse levado direto para um leito de UTI (unidade de terapia intensiva).

O médico foi transferido por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do hospital até o aeroporto de Sobral. Lá, foi recepcionado por uma equipe que foi de Teresina para o acompanhar na viagem. A esposa dele iria viajar hoje de carro para a capital piauiense, onde acompanharia o marido no período em que ele ficasse internado.

Outras vítimas

Outra vítima do acidente, a enfermeira Samara Félix trabalhava no Hospital Regional Leônidas Melo, em Teresina. Ele era do Piauí e foi no voo contratado de Teresina para acompanhar o paciente, ao lado do médico Carlos Victor Rodrigues A quarta vítima da queda do avião era o piloto Paulo César Magalhães Rocha, conhecido com PC, e que tinha mais de 30 anos de aviação. Ele era conhecido por realizar voos com políticos e empresários locais, que divulgaram notas lamentando o acidente e destacando seu profissionalismo.

“PC era um piloto experiente e um profissional exemplar, tive a oportunidade de fazer diversas viagens sob seu comando nas quais pude verificar sua capacidade, assim como a seriedade da empresa para a qual trabalhava, a Top Line”, publicou o senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI).

Resgate

O CBM (Corpo de Bombeiros Militar) dp Ceará informou que três guarnições, além de voluntários trabalham no resgate dos corpos das vítimas e retirada dos destroços da aeronave. “Sobre os corpos, com a força impacto do avião os corpos estão dentro de destroços, que perfuram a terra. Então, o acesso está difícil. Estão desmontando tudo com cuidado e calma para que tudo saia com segurança e com uma boa resposta para famílias das vítimas”, informou os Bombeiros.

fim-visualizacao-noticia