antes-visualizacao-noticia

Aras é nome forte para eventual terceira vaga no Supremo, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta (28) que o procurador-geral da República, Augusto Aras, hoje responsável por investigações com potencial de atingir o chefe do Executivo, é um nome forte que pode ser indicado por ele para disputar uma possível terceira vaga ao STF (Supremo Tribunal Federal).

“Se aparecer uma terceira vaga —espero que ninguém desapareça—, mas o Augusto Aras entra fortemente na terceira vaga”, afirmou Bolsonaro, que emendou sua live semanal com uma entrevista à rádio Jovem Pan, também transmitida em suas redes sociais.

Os ministros Celso de Mello e Marco Aurélio terão aposentadoria compulsória na corte no atual mandato de Bolsonaro e devem ser substituídos por nomes indicados pelo atual presidente —em novembro deste ano e em 2021, respectivamente.

Uma terceira vaga para indicação de Bolsonaro surgiria no caso de reeleição dele, de saída não programada de algum integrante da corte ou de morte, por exemplo.

Bolsonaro descartou a indicação de Aras para uma das duas primeiras vagas, mas acenou para ele como uma possibilidade futura.

Após a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça, Bolsonaro passou a avaliar essa hipótese, mas disse a aliados que uma indicação dependeria de sua postura em relação ao governo.

Aras foi escolhido para a PGR por Bolsonaro e tem adotado posicionamentos favoráveis ao presidente. Nesta semana, pediu a suspensão do inquérito das fake news e criticou a ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes de operação contra aliados bolsonaristas.

Nesta quinta, Bolsonaro disse que a indicação de Aras não está prevista nas duas primeiras vagas. Mas fez um aceno: “Eu costumo dizer que tenho três nomes e não vou revelar quem eu namoro para indicar para o STF”, disse o presidente, que depois admitiu o atual PGR como cotado.

Fonte: Folha de São Paulo

fim-visualizacao-noticia