O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) foi aprovado no Edital do Instituto de Petróleo e Gás e Bicombustíveis (IBP) em parceria com a Petrobras com o projeto para a produção de respiradores desenvolvido pelo SENAI/RN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), que já está em fase de teste para aprovação pela ANVISA.
O projeto é de um protótipo de respirador mecânico invasivo – equipamento usado no tratamento de pacientes com Covid-19, que precisam ser entubados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI. A iniciativa faz parte do conjunto de medidas adotadas pelo Sistema FIERN, que colocou toda sua estrutura à disposição do enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) no Rio Grande do Norte.
Para o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, a seleção é mais uma força na caminhada para aprovação do respirador pela ANVISA.
É de grande importância para nós do RN ter conseguido aprovar esse projeto no edital IBP e Petrobras, estamos em fase final de projeto respirador, e com tantas oportunidades que existem no Brasil, apenas quatro projetos foram aprovados, e nós conseguimos colocar um projeto entre eles. Nesse momento é muito importante e vem a se somar a esse esforço que temos feito na da contribuição do SENAI à sociedade nesse momento difícil. Então vamos em frente, e esperamos obter sucesso nos resultados do desenvolvimento de equipamento” afirma Rodrigo.
O aparelho foi totalmente desenvolvido pela equipe de engenheiros e técnicos do ISI/ER em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pela fase de testagem clínica, e também com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que atua na etapa documentação do projeto para aprovação e licenciamento junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O Instituto SENAI de Inovação funciona nas mesmas instalações que o CTGAS-ER
Por Jô Lopes – jornalista FIERN
SENAI