antes-visualizacao-noticia

12 em Ponto 98: Sesap afirma que acordo não está sendo cumprido na Maternidade Januário Cicco

O acordo realizado entre a Sesap e a diretoria da Maternidade Januário Cicco não está sendo cumprido, afirmou Renata Silva Santos, coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência da Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), em entrevista dada ao 12 em Ponto 98 desta terça-feira (4).

“Existia uma acordo [feito] em março. A Maternidade Januário Cicco e a Secretaria de Estado entraram em entendimento junto com a Secretaria Municipal de Natal. Ficou acertado que a MEJC receberia os pacientes não covid do Estado, exceto Auto Oeste, Oeste e Vale do Açu. Foi opção e negociado.”

Ainda de acordo com ela, o hospital tem a obrigação de prestar atendimento e a assistência não pode ser negada sob nenhuma hipótese.

“Todos os serviços de urgência e emergência que são portas abertas, que é a única referência no estado, de acordo com o que é pactuado, porque isso não é parceria ou favor, isso é uma obrigação que você faz junto ao Ministério da Saúde, através de planos de rede e atenção à saúde que você se compromete com uma assistência prestada a uma população. Você não pode negar assistência.”

Nesta última segunda-feira, 3, representantes da Sesap se reuniram com o superintendente do hospital, Luiz Murillo Lopes de Brito, e anunciaram a abertura de novos leitos neonatais. A MEJC afirmou que depende da transferência de pelo menos cinco recém-nascidos para reabrir as portas do atendimento de urgência e emergência.

Confira a entrevista:

fim-visualizacao-noticia