O secretário de Tributação do Estado, Carlos Eduardo Xavier, em entrevista ao programa 12 em Ponto 98 desta quinta-feira (13) afirmou que o governo não pagará os salários atrasados ainda em 2020.
A justificativa se deve a pandemia que gerou impacto negativo na arrecadação do estado no primeiro semestre. Mesmo com a previsão é de melhora de arrecadação já no segundo semestre, o secretário estima que o equilíbrio nas receitas ocorra somente a partir setembro, isso se a economia continuar no fluxo contínuo de crescimento.
Mesmo com o auxílio do Governo Federal, que gira em torno de R$ 448 milhões, fora os recursos destinados exclusivamente à saúde, por volta de R$ 140 milhões, no momento ainda há perda de receita no estado devido a baixa arrecadação durante a pandemia.
Cadu Xavier ressaltou que o pagamento da folha atrasada é um compromisso da governadora, que pretende encerrar os 4 anos de mandato com as 4 folhas em atraso quitadas.
O secretário reforça que para 2020 a prioridade é pagar os 12 salários dentro do mês e o décimo terceiro do funcionalismo, deixando a discussão do restante dos atrasados para 2021, já que não há previsão de que o Rio Grande do Norte recebe alguma receita extraordinária.
Confira a fala do secretário: