Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59 desta quinta-feira (1º) para colocar ou alterar a foto de inscrição na Página do Participante. O endereço do site é https://enem.inep.gov.br/participante/
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o cadastramento da foto é obrigatório a todos os participantes.
O candidato deve ficar atento às regras. A foto deve:
- mostrar o rosto inteiro do participante
- ser atual
- estar nítida (com boa iluminação e foco)
- ser individual (só o candidato inscrito deve aparecer)
- colorida (não serão aceitas fotos em preto e branco)
- ter fundo branco
- estar nos formatos JPEG ou PNG
- ter tamanho máximo de 2 MB
O Inep afirma que imagens com óculos escuros, chapéu, boné, viseira, gorro e qualquer objeto similar não serão aceitas. Arquivos no formato PDF também serão descartados. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) afirmam que não realizam a validação da foto, ou seja, o estudante é responsável pela imagem enviada, que será anulada se não cumprir os requisitos.
Enem em janeiro e fevereiro
As provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro para 5,8 milhões de inscritos. Segundo o Inep, 5,7 milhões de farão a prova impressa e 96 mil, a prova digital.
É a primeira edição do Enem que oferece as duas modalidades de provas. A ideia do Ministério da Educação (MEC) é tornar o Enem totalmente digital até 2026.
Marcado para novembro, o Enem 2020 foi adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19.
O cronograma atual prevê:
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
- Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
- Resultados: a partir de 29 de março
Os candidatos deverão usar máscaras obrigatoriamente durante a realização do exame, uma medida para evitar a propagação do novo coronavírus.