![](https://98fmnatal.com.br/site-storage/2020/10/madrid-1332075_1920.jpg)
O governo da Espanha informou, nesta terça-feira (20), que avalia a criação de um toque de recolher em Madri. Mais cedo, um porta-voz do governo regional disse que a região autônoma –que equivale a um estado– estaria disposta a implementar esta restrição para conter o novo avanço da Covid-19.
O conselheiro regional, Enrique Ruiz Escudero, disse em entrevista à agência Europa Press que a medida seria parecida com a implantada na França. Na semana passada, o governo de Emmanuel Macron ordenou um toque de recolher em Paris e outras oito cidades francesas das 21h às 6h.
Duas províncias belgas – Luxemburgo e Brabant-Vallon – também decretaram toque de recolher por 15 dias, de 1h às 6h. Todos os deslocamentos não essenciais ficam proibidos nesse horário. A Bélgica registrou um aumento de 79% de novos casos da Covid-19 apenas na última semana.
Madri tem um dos maiores focos ativos do vírus na Europa – com mais de 974 mil casos e 33,9 mil mortes.
Em 9 de outubro, a Espanha decretou “estado de emergência” de duas semanas para impor um lockdown –ou bloqueio– parcial dentro e nos arredores da capital. Com a decisão, por 15 dias, os moradores de Madri não podem deixar a cidade. O decreto tem validade até a próxima sexta-feira (23).
A Espanha é 6º país do mundo com maior número de casos confirmados da doença, são 974.449, segundo a Universidade Johns Hopkins. Desde setembro, os espanhóis estão vendo a curva de casos subir e os números são maiores do que na “primeira onda”.
Fonte: G1