antes-visualizacao-noticia

110 pacientes, em sua maioria idosos, aguardam por cirurgias ortopédicas em todo RN

Foto: Reprodução

Cerca de 110 pacientes aguardam por cirurgia ortopédica nos corredores do pronto-socorro Clóvis Sarinho, anexo ao Walfredo Gurgel, segundo informações da diretora do hospital, Fátima Pereira Pinheiro. O mais alarmante são os pacientes idosos que na espera por encaminhamento para os hospitais que fazem a cirurgia, acabam desenvolvendo outras doenças.

Atualmente, o Hospital Walfredo Gurgel tem 270 leitos e 4 salas de cirurgia para os pacientes que chegam com fratura exposta e precisam fazer o exame prévio para então, aguardarem a transferência para outros hospitais.

O hospital particular Memorial, que tem acordo com o Governo do RN para fazer as cirurgias ortopédicas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), mesmo abrindo vagas quase todos os dias, ainda não é o suficiente para a demanda, segundo Dra. Fátima Pereira. Ainda de acordo com a Dra. Fátima, a sugestão é que para o hospital Memorial, fosse encaminhado paciente em caso mais grave, como são os dos pacientes idosos que ao fazer uma cirurgia de fêmur (caso mais recorrente) por exemplo, necessita ser encaminhado para UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A direção do Hospital Walfredo Gurgel defende que hospitais do estado façam as cirurgias ortopédicas para que assim consiga diminuir ou até mesmo zerar o número de pacientes que aguardam pelas cirurgias.

“Mão de obra não será problema, tendo em vista que para casos ortopédicos contamos com a Coopmed. O que falta são os materiais para realizarmos o trabalho”, destaca Dra. Fátima Pinheiro.

A última informação dada sobre uma possível solução para esta espera lamentável dos pacientes é que o hospital Walfredo Gurgel contará com mais 2 salas de cirurgias ortopédicas, ainda sem previsão de entrega.

fim-visualizacao-noticia