antes-visualizacao-noticia

Governo do RN vai publicar novo concurso de oficiais da PM em dezembro

O Governo do Estado e o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) firmaram nesta terça-feira 24 Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para transferir para o Comando-geral da Polícia Militar a responsabilidade da organização de concursos públicos para novas turmas de oficiais e de soldados praças.

Com a medida, caberá à Polícia Militar o dever gerenciar a seleção de preenchimento de para os cargos de 2º Tenente e de Cabo dos quadros de pessoal da Diretoria de Saúde da PM. O Comando-geral da Polícia Militar terá até a próxima sexta-feira 27 para escolher a instituição responsável pelo exame de seleção. A expectativa é de que o edital do concurso público seja publicado até 18 de dezembro.

Uma comissão especial já foi designada para preparar o próximo concurso destinado a Oficiais de Saúde no dia 23 de novembro. O quadro de profissionais tem mais de 70 vagas aguardando preenchimento para funções como médicos, psiquiatras, psicólogos e ortopedistas.

Em maio de 2020, a 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal determinou que o Estado do Rio Grande do Norte adotasse providências necessárias para a contratação, por meio de concurso público, de profissionais para os cargos de 2º Tenente e de Cabo dos quadros de pessoal da Diretoria de Saúde da Polícia Militar. O último concurso Polícia Militar potiguar para o setor de saúde foi feito em 2000.

Além do concurso para oficiais, a Polícia Militar vai promover um novo concurso para soldados praças. O último edital para a função foi publicado em 2018. A seleção ofertou 1022 vagas. Estes profissionais começaram a atuar no policiamento ostensivo no dia 15 de outubro.

Segundo a Polícia Militar, o novo edital para o concurso de praças será publicado até o dia 6 de agosto de 2021. Não foi divulgado o número de vagas que serão abertas nesta nova seleção. No entanto, o atual déficit profissional da PM passa dos seis mil homens, segundo estimativas da própria corporação.

Além disso, na semana passada, a governadora Fátima Bezerra confirmou a convocação de uma nova turma com 340 concursados da PM, no início de 2021, para um novo curso de formação de praças.

Fonte: Agora RN

fim-visualizacao-noticia