![](https://98fmnatal.com.br/site-storage/2020/11/VACINA-1.jpg)
A FDA — agência reguladora dos Estados Unidos equivalente à Anvisa — aprovou nesta sexta-feira (18) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 fabricada pela empresa Moderna. O imunizante, o segundo aprovado no país, poderá ser aplicado em maiores de 18 anos.
Na véspera, um comitê científico deu parecer favorável à vacina da Moderna com 20 votos a favor e nenhum contra, com somente uma abstenção. Para começar a ser distribuída nos EUA, a vacina ainda depende de aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês).
O presidente Donald Trump havia informado, nesta manhã, que a vacina da Moderna estava aprovada. Porém, a FDA — etapa necessária — ainda não tinha dado o aval ao imunizante. Após o anúncio oficial, Trump parabenizou a fabricante pelas redes sociais.
A Moderna tem acordo com o governo dos EUA para entregar 20 milhões de doses ainda em 2020 e um total de200 milhões de doses até o fim de junho de 2021. A eficácia da vacina chega a 94%, segundo estudos clínicos de fase 3.
Fonte: G1