Partes do Reino Unido voltarão a adotar lockdown durante o Natal, depois que uma cepa recém-identificada de Covid-19 se espalhou mais rapidamente do que cepas anteriores do vírus.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou neste sábado (19) uma série de restrições contra o novo coronavírus, tornando as regras mais rígidas em torno das reuniões domésticas que seriam relaxadas no Natal em Londres e no sudeste da Inglaterra.
O premiê informou neste sábado que Londres e o sudeste da Inglaterra, onde os casos estão aumentando, entrarão em restrições de Nível 4, semelhantes a um lockdown, no domingo (20).
“A propagação está sendo impulsionada pela nova variante do vírus”, disse Johnson em uma entrevista coletiva convocada às pressas. “Parece se espalhar mais facilmente e pode ser até 70% mais transmissível do que a cepa anterior.”
O diretor médico da Inglaterra, professor Chris Whitty, alertou mais cedo que uma variante recém-identificada da Covid-19 “pode se espalhar mais rapidamente” do que as cepas anteriores do vírus.
Johnson destacou que em áreas sob as restrições mais severas, não haverá possibilidade de reuniões familiares durante o Natal. Em áreas sob o Nível 3, os encontros serão permitidos apenas no Natal.
Há poucos dias, Johnson havia reiterado sua promessa de relaxar as regras durante o período de Natal, permitindo que até três famílias se encontrassem por cinco dias. Mas a partir deste sábado, o governo pediu que toda a nação não viaje e aqueles sob o maior nível de restrições não poderão sair de casa, exceto para trabalhar.
De acordo com Whitty, a nova variante é responsável por 60% das infecções em Londres, que quase dobraram na última semana.
Anteriormente, ele disse que um “trabalho urgente” está em andamento para estabelecer se a nova cepa, prevalente no sudeste da Inglaterra, pode causar uma taxa de mortalidade mais alta.
Como acontece com outras novas variantes ou cepas de Covid-19, esta carrega uma impressão digital genética que o torna mais fácil de rastrear. Isso não significa que a mutação a tornou mais fácil de se espalhar, nem significa necessariamente que essa variação seja mais perigosa.
Vários especialistas em genética e epidemiologia de vírus disseram que esta poderia ser apenas uma cepa “sortuda” que foi amplificada por causa de um evento que causou um super espalhamento.
O grupo de aconselhamento científico do governo para a Covid-19 também alertou que a nova cepa é um “verdadeiro motivo de preocupação” e pediu uma ação urgente.
Fonte: CNN Brasil