O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, apresentou nesta terça-feira (22), o balanço de ações e entregas realizadas pela pasta em 2020 nas áreas de segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana, defesa civil, habitação e desenvolvimento regional.
Segundo o ministro, algumas das medidas importantes anunciadas para o ano de 2021 serão o lançamento do edital para construção do Ramal do Apodi, última etapa da Transposição do São Francisco, o lançamento do edital para o Projeto Seridó e os recursos garantidos para a conclusão de Oiticica, entre outros. Ações que foram acompanhadas de perto pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) durante este ano.
De acordo com Rogério Marinho, o ministério do Desenvolvimento Regional possui um acervo de recursos destinados a continuação e implantação de obras, gerando ou mantendo mais 4 milhões de empregos diretos.
Entre as ações destacadas na coletiva, o ministro informou que retomou a construção de 30 mil moradias, das 100 mil que se encontravam paralisadas, em mais de 1800 municípios brasileiros. Foram entregues 410 mil casas próprias para famílias de baixa renda.
Mais de 2.400 ações e obras hídricas também foram entregues, entre sistema de adutoras e construção e recuperação de barragens, açudes e barreiros. Rogério ainda informou sobre as ações para ampliar a oferta de água para o Nordeste, incluindo o Rio Grande do Norte. Entre essas ações estão a Licitação para o Ramal do Apodi, que é a última etapa para a transposição do São Francisco, e a licitação para o Projeto Seridó.
Rogério Marinho ainda enfatizou a importância de projetos de infraestrutura e saneamento básico e tratamento de água de esgoto, que terá colaboração da iniciativa privada, para a melhoria de vida e saúde da população de diversos municípios brasileiros. Por fim, o ministro mencionou a intenção de ampliar as parcerias com a iniciativa privada, principalmente na ampliação do programa Casa Verde e Amarela.