O professor de Direito Constitucional e treinador de aprendizagem, Assis Maia, participou do programa 12 em Ponto 98 desta sexta-feira (08) e deu algumas dicas de como se preparar para ingressar na carreira pública através de concursos.
Segundo o professor, é importante começar a estudar antes mesmo de sair o edital de provas, caso contrário o candidato deve diminuir sua exigência quanto à aprovação. Outro ponto que o aluno deve observar são as matérias que valem mais pontos ou que caem mais questões e estudar a partir deste conteúdo.
Assis Maia afirma que estudar para concursos “é um quebra-cabeça que vai se montando, se fortalecendo com a jornada” e com estratégia, foco e agenda programada é possível conseguir a aprovação em algum momento da preparação. A resolução de questões de provas anteriores da mesma banca realizadora do certame também é outro ponto fundamental durante esta caminhada pois, geralmente, as questões se repetem e cada banca tem suas características.
Pouco tempo para estudo diário, ou até a falta dele, é um dos principais problemas pelos quais o estudante para concursos passa, mas, de acordo com o professor, saber otimizar as horas de estudo vai garantir a qualidade da incorporação das informações.
O professor Assis destaca cinco pontos essenciais para os que estão se preparando para qualquer concurso ou ainda vão começar, como saber o motivo pelo qual quer ingressar na carreira pública, tomar as decisões e firmar o compromisso para tal, planejar, execução do planejamento e técnica e estratégia de estudo.
Confira as dicas do professor Assis Maia: