O sistema de saúde do Amazonas está em colapso devido o elevado número de casos de Covid-19. Os hospitais estão lotados e sem oxigênio para os pacientes e, por isso, serão levados a outros estados para receber atendimento médico, informou o governador Wilson Lima nesta quinta-feira (14).
O Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) é a unidade que receberá os pacientes no RN. O representante do Ministério da Saúde, Coronel Franco Duarte, informou que os transferidos “São pacientes que ainda continuam dependentes do oxigênio, mas eles têm toda a segurança plena para serem aerotransportados”.
Segundo Wilson Lima, os lugares que devem atender estes pacientes são: Goiás, Piauí, Maranhão, Brasília, Paraíba e Rio Grande do Norte. O governo diz ter feito um estudo dos estados para decidir quais participariam do acolhimento aos pacientes para que não sobrecarregassem a rede assistencial de outros locais. Um dos primeiros estados a receber pacientes do Amazonas é o Piauí. Na manhã desta quinta, 30 pacientes de Manaus com Covid-19 foram encaminhados para Teresina.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que o Rio Grande do Norte receberá dez pacientes que serão transferidos da rede estadual de saúde do Amazonas para o HUOL. Os pacientes serão transferidos pelo Ministério da Saúde, Forças Armadas e Governo do Amazonas e o Governo do RN está a postos e se coloca à disposição para auxiliar na chegada e assistência dos pacientes.
Em entrevista coletiva para apresentar o plano de vacinação contra covid em Natal, o prefeito Álvaro Dias disse que disponibilizou 30 vagas do hospital de campanha para pacientes de Manaus. O secretário de Saúde de Natal, George Antunes disse que o hospital instalado na via costeira hoje só registra 20% de ocupação no momento.