Por Mycleison Costa
O Governo do Rio Grande do Norte anunciou na tarde desta segunda-feira (18) que o ato simbólico para início da vacinação contra a covid-19 no estado, inicialmente marcado para às 17h de hoje, foi remarcado para às 10h de amanhã, devido a um atraso com os vôos da Força Aerea Brasileira (FAB) que estão transportando as doses da vacina para os estados. O anúncio foi feito por meio de uma nota publicada na conta pessoal da governadora Fátima Bezerra, no Twitter.
De acordo com a nota, o Ministério da Saúde comunicou no início da tarde o atraso na chegada dos vôos em diversos estados do país. Agora a previsão é de que as doses do imunizante cheguem ao RN na noite de hoje. Por esse motivo, a cerimônia que marcará o início da vacinação no estado foi remarcada para a manhã desta terça-feira (19). O evento terá caráter simbólico, pois, oficialmente, a imunização no Rio Grande do Norte só deve começar na próxima quarta-feira (20) em virtude do tempo necessário para distribuição das doses pelos municípios do interior.
⚠️ Informações atualizadas sobre a chegada da vacina ao RN
O Ministério da Saúde acaba de comunicar que o horário de chegada dos vôos sofrerá atraso em diversos Estados. A vacina tem previsão de chegada no RN na noite de hoje.
+
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) January 18, 2021
A governadora do estado acompanhou nesta manhã, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o embarque das primeiras doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, que estão sendo distribuídas pelo país. O RN receberá 82,4 mil doses do imunizante, que serão aplicadas em mais de 41 mil potiguares. São necessárias duas doses da vacina para garantir a imunização.
De Guarulhos, Fátima afirmou que a largada para vacinação no RN foi dada e as vacinas chegarão ao estado para salvar vidas. “Lutamos muito por isso e a largada está dada. Ainda hoje as vacinas chegam ao RN para salvar vidas”, disse.
A vacinação acontecerá nas oito Regiões de Saúde do Rio Grande do Norte, segundo o Plano Estadual de Vacinação divulgado pela Secretaria da Saúde Pública (Sesap). O número de doses destinadas a cada cidade do estado ainda não foi informado.
O 1º carregamento de vacinas está sendo embarcado agora para os Estados. É um momento histórico. Viva a ciência! Viva o SUS! #VemVacina #DefendaoSUS pic.twitter.com/HL2VgW8z9p
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) January 18, 2021