A Polícia Federal (PF) está cumprindo 15 mandados de busca e apreensão, na manhã desta terça-feira (2), após deflagração da operação Quinta Coluna, que investiga uma associação criminosa que usou aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para traficar drogas para a Espanha. Além das buscas e apreensões, dois mandados de restrição de comunicação dos suspeitos também foram expedidos. A identidade dos investigados ainda não foi divulgada.
A Justiça Federal de Brasília, onde acontece a operação, ordenou o sequestro dos imóveis e veículos de posse dos investigados, além de determinar que os suspeitos estão impedidos de deixar o Distrito Federal. Durante a operação, drogas foram apreendidas em uma das casas.
Estopim das investigações
Em junho de 2019, a polícia espanhola flagrou o sargento brasileiro Manoel Silva Rodrigues com 37 kg de cocaína em um avião da comitiva presidencial. As investigações da Polícia Federal Brasileira, no entanto, apontam que o sargento não cometia os crimes sozinho, mas recebeu apoio de outros criminosos. Rodrigues foi condenado a oito anos de prisão na Espanha, mas, após um acordo com a promotoria, reduziu a pena para seis anos, além de pagar uma multa de 2 milhões de euros.