O mês de fevereiro já entra na segunda quinzena e o Governo do Rio Grande do Norte ainda não tem data definida para o retorno das aulas nas escolas estaduais; que estavam previstas para ter tido início no dia 1 de fevereiro; com compromisso assinado pela Governadora Fátima Bezerra em um acordo extrajudicial com o Ministério Público RN e a Defensoria Pública do Estado no dia 23 de novembro de 2020.
No documento em questão, todos os protocolos sanitários necessários para um retorno seguro das aulas estão especificados e o prazo para cumprimento de todas as reformas ficou estipulado para o dia 20 de janeiro de 2021. Porém, em entrevista ao programa 12 em Ponto da 98FM, no último dia 1 de fevereiro, o secretário de Educação do Estado, Getúlio Marques afirmou que 60% das escolas estaduais de Natal estariam prontas para receber os alunos e garantiu que as escolas que ainda não estavam em conformidade com os protocolos de segurança sanitária estariam até 15 de fevereiro.
“Mesmo com cerca de 60% das nossas escolas já preparadas entre os meses de novembro e dezembro, com compra de todos aqueles equipamentos de proteção individual, tapetes sanitizantes, dispensers e por último a sinalização feita em agora em janeiro e a colocação de mais lavatórios, tem outra parte das escolas que não estão prontas e é por conta disso que temos um processo caminhando já com recursos liberados para que até o dia 15 de fevereiro essas escolas estejam funcionando”, disse o Secretário.
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação sobre o retorno das aulas que deveria ser anunciado ainda essa semana, a informação é que ainda não a uma data prevista para a volta das aulas no estado. A assessoria complementou ainda dizendo que na próxima semana a equipe deverá se reunir para definir um cronograma para retomada das aulas.