antes-visualizacao-noticia

Aulas municipais em Natal voltam a partir de hoje de forma não presencial

As unidades escolares ligadas a Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME Natal) retomam as aulas, nesta quinta-feira (18), de forma não presencial, e inicialmente para as escolas de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil. As atividades se referem ao ano letivo de 2020, interrompido devido à pandemia.

O município conta com 72 escolas de ensino fundamental e 74 centros de educação infantil. São no total 146 unidades de ensino com mais de 58,3 mil alunos matriculados, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos. A Secretaria de Educação equipou as escolas como pede os protocolos sanitários, com EPIs, totens, lavatórios material de limpeza e higiene para uso dos profissionais das unidades de ensino assim como os alunos. “Já estão prontos o material educativo, como cartazes, para divulgação das normas necessárias a não propagação do vírus”, frisou a Secretária Cristina.

Aqueles alunos que não dispuserem do material necessário para acompanhamento das aulas, terão a possibilidade de ir até a escola com ou sem um responsável para receber suas atividades, bem como as orientações necessárias de seus professores. A recomendação para estes alunos é que ao se dirigirem as escolas estejam usando máscara de proteção, façam a higienização das mãos e mantenham o distanciamento de 1,5 entre as pessoas.

Segundo a Portaria N° 159/2020 da SME Natal, as aulas deveriam ter iniciado no dia 03 de fevereiro de 2021. Porém, o Comitê Científico da Prefeitura do Natal orientou a observação da taxa de contágio da Covid-19 por mais 15 dias. “Recebemos a orientação do Comitê Científico da Prefeitura do Natal para observarmos, por mais 15 dias, a taxa de contágio da Covid-19, em decorrência do período de férias e circulação de turistas na cidade. Dessa maneira decidimos adiar o retorno às atividades escolares, na premissa de que esse retorno precisa acontecer de modo seguro para todos”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, professora Cristina Diniz.

Sobre a volta presencial das aulas, a informação dada pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Natal foi de que ainda não se tem uma previsão, mas que estão trabalhando para que até o final de março aconteça o retorno de maneira híbrida.

fim-visualizacao-noticia