antes-visualizacao-noticia

Governo do RN abrirá 39 leitos de UTI Covid nos próximos 15 dias

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está trabalhando para abertura de 39 novos leitos críticos de UTI Covid na Região Metropolitana de Natal: 09 no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), 10 no Hospital Giselda Trigueiro, 10 no Hospital de Campanha de Natal, através da disponibilização de equipamentos, 05 leitos no município de São Gonçalo do Amarante e 05 em Parnamirim.

Desses leitos, 13 já estão disponíveis, seis leitos no HUOL e sete no Hospital de Campanha de Natal. E 26 leitos críticos em processo de operacionalização para ser disponibilizado o mais breve possível no sistema de Regulação do Estado. Isso ocorre diante do crescimento da taxa de ocupação de leitos Covid no Rio Grande do Norte, com percentual acima dos 80%.

O Governo do Estado fará parceria com os hospitais municipais fornecendo kits completos de UTI (monitores, ventiladores e bombas de infusão), o que garante a abertura dos leitos. “Estamos numa força tarefa, finalizando os reparos estruturais para a montagem dos leitos com todo o suporte necessário”, afirma Maura Vanessa Sobreira, Secretária Adjunta da SESAP.

Em reunião na manhã desta sexta-feira (19), com o Ministério Público Estadual, a Sesap garantiu o comprometimento com a abertura dos novos leitos nesse momento crítico da pandemia no território. A SESAP se compromete ao uso da Gestão da Clínica, ampliação de novos leitos críticos de imediato, incentivo aos gestores da qualificação do cuidado na APS e a Intensificação do Pacto pela vida.

Também foram intensificadas as medidas de vigilância, como: ações conjuntas da Vigilância Sanitária e Epidemiológica Estadual e vigilâncias municipais nas escolas que estão funcionando presencialmente, atuação da Vigilância Sanitária junto aos laboratórios de análises clínicas privados, reuniões sistemáticas de avaliação do cenário epidemiológico com os municípios, por região de saúde, intensificação das ações de busca ativa de novos casos, assim como a investigação e monitoramento de casos suspeitos ou confirmados de COVID-19 pelas equipes de Atenção Primária à Saúde.

fim-visualizacao-noticia